Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: " LIMPA TRILHOS" TENTA DIMINUIR ACIDENTES EM JUIZ DE FORA-MG
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Motociclistas alertam para a chegada de composição nas passagens. Medida experimental começou em junho e segue até 15 de julho.   At...

Motociclistas alertam para a chegada de composição nas passagens.
Medida experimental começou em junho e segue até 15 de julho.
 
Até o dia 15 de julho, dois motociclistas reforçarão a segurança nas passagens em nível em Juiz de Fora em turnos que cobrem 24 horas nos sete dias por semana. A Operação "Limpa Trilhos" (OLP), de iniciativa da operadora ferroviária MRS, consiste no deslocamento de motociclistas, antecipadamente ao trem, até as passagens em nível (PNs), tanto rodoviárias quanto de pedestres, alertando para a chegada da composição e evitando a travessia indevida de veículos e de pessoas.
O trajeto percorrido pelos vigilantes em Juiz de Fora vai da PN da Pinto de Moura, na região central, até a PN do Bairro Araújo, na Zona Norte. Entre elas estão as PNs São Roque, Mariano Procópio, Democrata, Tereza Cristina e Barbosa Lage.
A OLP é implantada em municípios considerados críticos, com altos índices de acidentes. Em 2013 foram registrados 16 acidentes em Juiz de Fora, sendo dois abalroamentos e 12 atropelamentos. Neste ano já foram oito casos, conforme informou a assessoria.
De acordo com a empresa, o objetivo é reduzir o número de acidentes, sendo que os vigilantes desenvolvem um trabalho de conscientização e mapeiam situações de risco.
A medida complementa as demais formas de sinalização para tentar conter os pedestres, motoristas e motociclistas, como placas com os dizeres "pare, olhe, escute", cancelas e o sinal sonoro.
Segundo a gerente de segurança patrimonial da MRS Logística, Karla Roberta, outros municípios tiveram benefícios com o instrumento de segurança. "Resolvemos fazer o piloto em Juiz de Fora para tentar ter benefícios na parte de prevenção, de redução de acidentes e de preservação da vida e, consequentemente, a conscientização da comunidade", explicou.
O comerciante Luís Fernando Barros tem um bar em frente à passagem em nível da Rua Pinto Moura e é testemunha do risco no cruzamento. "Já vi vários acidentes, motoqueiro que atravessa com a cancela abaixada. Agora com esse guarda melhorou bastante", contou.
A empresa informou, ainda, que as equipes de batedores não haviam sido escaladas anteriormente em função das características das ruas e do trânsito da cidade e também pelo volume de trens que o município recebe.
A medida experimental ocorre desde o início de junho e, se os resultados forem positivos, poderá se tornar um processo definitivo. Atualmente, a operadora também utiliza a medida em quatro municípios do estado do Rio de Janeiro e em dois de São Paulo.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top