Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Urutaí ganha novo espaço cultural em Estação Ferroviária restaurada
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  A próxima sexta-feira, dia 27 de junho, será de festa na comunidade de Urutaí (GO). A partir das 9h, o Instituto do Patrimônio Histór...
 
A próxima sexta-feira, dia 27 de junho, será de festa na comunidade de Urutaí (GO). A partir das 9h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO) entrega a Estação Ferroviária da Cidade, que foi totalmente restaurada e passará a integrar o circuito cultural do município. O novo prédio abrigará salas multifuncionais que poderão receber exposições, acervos de arquivos, bibliotecas, um Ponto de Cultura e o centro de inserção digital. Com as obras, foi criado ainda um novo anexo, com lanchonete e sanitários, e áreas de convivência no entorno, viabil
izando seu pleno uso e dando sustentabilidade, além de garantir a acessibilidade ao imóvel. A instalação do novo Espaço Cultural é possível a partir da parceria entre o Instituto Federal Goiano (IFG) e a Prefeitura Municipal de Urutaí.
A restauração da Estação Ferroviária de Urutaí significa uma grande conquista no processo de preservação do Patrimônio Cultural, pois além da devolução do bem patrimonial restaurado à comunidade, contribui para a preservação da Memória Ferroviária no Estado de Goiás. A obra de restauro manteve características estéticas importantes na Estação, como elementos decorativos sobre as vergas das janelas de bilheteria, padronagem de pintura da fachada, letreiros, relações de cores e estruturas de mãos-francesas. A divisão dos ambientes internos do edifício principal também foram mantidas, mas garantindo seu novo uso.
A Memória Ferroviária em Goiás
A Estação de Ferro Goyaz surgiu da necessidade de melhorar as condições de transportes no estado goiano. Buscava integrar a região à malha ferroviária nacional, rompendo o forte isolamento geográfico que marcou o estado até princípios do século XX. A estação de Urutaí foi inaugurada em 1914. Sua arquitetura é semelhante às demais estações da Estação de Ferro Goyaz e está implantada no ponto mais alto de um pequeno vale sob o leito erradicado da antiga Goyaz.
Em 2008, foi realizado pelo IPHAN o levantamento dos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., o que possibilitou a realização de várias ações de restauração do patrimônio ferroviário em Goiás. Após finalizar e entregar as restaurações e revitalizações de seis estações ferroviárias nas cidades de Pires do Rio, Goiandira, Silvânia, Vianópolis, povoados de Caraíbas e Ponte Funda, o IPHAN-GO entregará para à comunidade de Urutaí a obra de restauração da Estação Ferroviária.
Fonte http://fgm-go.org.br/noticias/urutai-ganha-novo-espaco-cultural-em-...!prettyPhoto

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top