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Title: Barcarena terá ferrovia
Author: Anderson Nascimento
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Acordo com a China prevê investimento milionário para construção de linha férrea Thiago Vilarins Da Sucursal de Brasília ...
Acordo com a China prevê investimento milionário para construção de linha férrea


Thiago Vilarins
Da Sucursal de Brasília
Os governos da China e do Brasil vão assinar hoje, em Brasília, um protocolo milionário na área de infraestrutura que prevê investimentos na construção de uma ferrovia que vai ligar o Estado do Mato Grosso ao Pará, com saída pelo porto de Barcarena. A informação foi dada ontem pelo presidente chinês, Xi Jinping, aos parlamentares membros da Frente Parlamentar Brasil-China, cujo presidente do grupo brasileiro é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
O governo federal considera o porto de Vila do Conde um ponto estratégico de escoamento da produção de soja do Norte do País e estima que com a instalação dessa ferrovia possa reduzir o tráfego da BR-163, que atualmente escoa 70% da produção de grãos do Mato Grosso.
O Ministério das Relações Exteriores informou que os dados detalhados desse acordo, como custo do empreendimento e cronograma das obras, só serão anunciados após a assinatura do protocolo.
“O presidente chinês também não adiantou mais informações durante o encontro no Congresso Nacional. Ele nos deu essa notícia após a explanação do presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, senador Flexa Ribeiro, que falou de toda a boa relação entre os dois países, uma vez que a China é hoje o principal parceiro comercial do País. Mas foi taxativo ao dizer que dará todo apoio necessário para construir essa ferrovia entre Mato Grosso e o porto de Barcarena, para apoiar a BR-163 e, assim, aumentar a demanda de grãos”, relatou o deputado Willian Woo (PV-SP).
A construção da ferrovia já vinha sendo discutida há muito anos. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) chegou a elaborar um edital para o trecho entre Açailândia, no Maranhão, e porto de Vila do Conde, no Pará.
O projeto fazia parte do Programa de Investimentos em Logística do governo federal, de 2012. Em 2008, a extensão da ferrovia até Barcarena entrou para o Plano Nacional de Viação (PNV) por meio de emenda apresentada pelo senador Flexa Ribeiro.
 

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