23/03/2011
Em entrevista coletiva realizada em São Paulo, na última segunda-feira, 21, o presidente da Talgo, José Maria Oriol, afirmou que a empresa tem interesse em fornecer os trens regionais que a CPTM estuda implantar para ligar São Paulo a Santos, a Sorocaba e a Jundiaí-Campinas. Segundo Oriol, independente da intenção de participar do leilão do TAV, a Talgo pretende implantar uma empresa para a fabricação de trens e reposição de peças. São Paulo é o foco inicial.
Em dezembro de 2010, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançaram um estudo preliminar para restabelecimento de ligações ferroviárias regionais.
O estudo avalia as necessidades de cada cidade para receber os trens de passageiros, que inclui demanda, impacto ambiental, além do tipo de material rodante para condições adversas como curvas e descidas. As cidades avaliadas para receber o serviço são Santos, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.
A ideia é utilizar trens com velocidades médias entre 120 e 150 km/h, que façam viagens entre 45 e 55 minutos. Os estudos preliminares são o “ponta pé inicial” para a elaboração de editais de projetos e futuras obras de implantação dos trens regionais.
O edital para os estudos do eixo São Paulo-Sorocaba foi publicado em 29 de outubro do ano passado e aguarda propostas das empresas. A licitação para estudo do traçado São Paulo-Santos foi aberta em 31 de dezembro, mas no dia 5 de janeiro foi publicado seu adiamento por tempo indeterminado. A mudança no calendário se deu devido à necessidade de adequação ao decreto estadual 56.565 que alterou as regras para a aprovação e contratação de projetos básicos de obras e serviços de engenharia e arquitetura. Os demais editais estão sendo elaborados.
Veja o estudo na íntegra no site da CPTM:http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/Livro_TrensRegionais_dez2010.pdf
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