Comentário do CFVV:
As Operadoras de carga no Brasil assinaram em 1996, um acordo de concessão para exploração do modal ferroviário. Neste acordo comercial, estavam previstos investimentos, manutenção e inovações em tecnologia, aquisição de novos equipamentos. Mas nada foi feito! Algumas operadoras ainda investiram pouco, mas muito pouco perto do que se havia no Brasil como estrutura ferroviária antes da "PRIVATIZAÇÃO". De forma que quando nos deparamos com cenas como esta, lembramos que as vias estão sucateadas tanto quando seus trens e estações... Basta olhar para as locomotivas de algumas operadoras, vagões, trilhos e dormentes! Tudo em péssimas condições, oferecendo insegurança para maquinistas, estações históricas, operários ferroviários e cidadãos das cidades por onde passam. Não existe também uma comunicação constante mais próxima, entre operadoras e prefeituras. Operadoras temem ter que investir, desembolsando dinheiro em programas sociais nos municípios onde passam. Existe uma resistência enorme quando se trata de participar de programas sociais, salvo algumas raras exceções. Assim o que se nota é que os trens de carga passaram a ser um incomodo em todas as cidades brasileiras. Onde antes era amado, cantado em versos e prosa pelos poetas, era alvo de cobiça pelos casais e famílias... Hoje é criticado por todos pelo desconforto que causa ao passar nos centro das cidades, com dezenas de vagões carregados, sem passageiros, sem glamour, sem respeito e muitos sem condições técnicas para trabalhar. Falta fiscalização adequada pelos órgãos reguladores do setor que não estão executando a altura o trabalho que deveriam estar desempenhando. Está na hora de nós preservacionistas mudarmos este cenário de desrespeito e descaso, é hora de exigirmos o retorno dos trens regionais que foram sacados sem nossa autorização pelas operadoras, apenas porque não são competentes para operá-los! Cesar Mori |
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