28/02/2011 - Notícias Tottais
Os passeios nos Trens Turísticos operados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em Minas Gerais, admirados anualmente por cerca de 200 mil pessoas, acabam de se consagrar como dois dos mais importantes cartões-postais do Brasil. A Maria-fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes e o Trem da Vale, que vai de Ouro Preto a Mariana, são destaques no roteiro “Estrada Real com Inhotim”, da nova série “Descobertas” da CVC, lançada esta semana durante o Workshop & Trade Show CVC 2011, em São Paulo.
O roteiro “Estrada Real com Inhotim” tem duração de uma semana, com início em Belo Horizonte e término no Rio de Janeiro - ou vice-versa -, e pode ser adquirido também por turistas estrangeiros, já que terá acompanhamento de guia bilíngue português/inglês.
São duas noites em Tiradentes, duas em Ouro Preto, duas em Diamantina e uma em Brumadinho, incluindo passagem por Petrópolis.
“A inclusão dos trens turísticos no roteiro da CVC reflete a importância desse patrimônio não só para Minas Gerais e Brasil, mas também para turistas de todo o mundo.
É uma viagem que além de resgatar o passado unindo importantes cidades históricas mineiras encanta pelas belezas naturais conservadas a sua volta”, ressalta a supervisora comercial dos Trens Turísticos da FCA, Cássia Almeida.
Comentário do Presidente do CFVV:
Em minha visão que estivemos la o ano passado, o trem está sub utilizado e poderia estár com um número muito maior de turistas ano que este apresentado atualmente. O trem é bom, o percurso é bom, a estação oferece atrativos interessantes como museu por exemplo. Existem outros atrativos que julgamos fortalecem o produto, mas está sendo subutilizado pelo fato de a Vale nao ser uma empresa exploradora do turismo. Percebo que o investimento é muito bom, o marketing está melhorando finalmente, todavia seria muito melhor se estive nas mãos de um empresa especializada em turismo ferroviário. Lembrando que pelo fato da Vale ser uma empresa Ferroviária não a habilita para o trabalho com turismo! A vale é uma empresa que opera trens, o que diferente de desenvolver o turismo e tornalo algo verdadeiramente produtivo.
Se a vale deixar de adminstrar o trem, operando apenas o transporte e sinalização e segurança, acredito que o futuro do Trem da Vale pode ser o do sucesso absoluto. Por enquanto sua produção está a quem do desejável, em se tratando de uma cidade que respira turismo e convive diariamente com turistas em tempo integral. Mesmo sabendo que contam com uma profissional como a Cassia M. T. de Almeida como gerente, aliás, uma pessoa de grande competencia, ainda assim mantenho minhas observações.
Comentário do Presidente do CFVV:
Em minha visão que estivemos la o ano passado, o trem está sub utilizado e poderia estár com um número muito maior de turistas ano que este apresentado atualmente. O trem é bom, o percurso é bom, a estação oferece atrativos interessantes como museu por exemplo. Existem outros atrativos que julgamos fortalecem o produto, mas está sendo subutilizado pelo fato de a Vale nao ser uma empresa exploradora do turismo. Percebo que o investimento é muito bom, o marketing está melhorando finalmente, todavia seria muito melhor se estive nas mãos de um empresa especializada em turismo ferroviário. Lembrando que pelo fato da Vale ser uma empresa Ferroviária não a habilita para o trabalho com turismo! A vale é uma empresa que opera trens, o que diferente de desenvolver o turismo e tornalo algo verdadeiramente produtivo.
Se a vale deixar de adminstrar o trem, operando apenas o transporte e sinalização e segurança, acredito que o futuro do Trem da Vale pode ser o do sucesso absoluto. Por enquanto sua produção está a quem do desejável, em se tratando de uma cidade que respira turismo e convive diariamente com turistas em tempo integral. Mesmo sabendo que contam com uma profissional como a Cassia M. T. de Almeida como gerente, aliás, uma pessoa de grande competencia, ainda assim mantenho minhas observações.
Postar um comentário
Postar um comentário