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Title: ANTT E DNIT FAZEM INSPEÇÃO EM LAVRAS SOLICITADOS PELA PROCURADORIA DA REPUBLICA
Author: Lavras Além do Tempo
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  Na esquerda estão ao fundo os fiscais do DENIT, em Azul escuro estão os fiscais da ANTT e em laranja estão os representantes da  FCA. O...
Na esquerda estão ao fundo os fiscais do DENIT, em Azul escuro estão os fiscais da ANTT
e em laranja estão os representantes da  FCA.


O CFVV – Circuito Ferroviário Vale Verde trouxe há Lavras algumas semanas atrás, um Procurador da República vindo de São João Del Rei, Dr. Artur António Ferraz da Bandeira de Figueiredo. Ele veio em razão do pedido do CFVV de fiscalização do parque ferroviário de Lavras, que hora se encontra abandonado e em situação de risco. Segundo o presidente do CFVV César mori, quem fez o apelo para que fosse feita uma inspeção no local, existe muita movimentação nas proximidades e sobre a linha, até mesmo dentro do complexo do patrimônio histórico da RFFSA.
Onde percebemos, depredação, roubo, pilhagens, destruição do patrimônio público e invasão de propriedade da união paga pelo nosso dinheiro. Propriedade que sabemos está em condições operacionais ainda pela FCA – Ferrovia centro atlântica, empresa que abandonou o local o deixando a própria sorte incluindo tudo que tem dentro, máquinas e equipamentos que ainda podem servir como peças de museu.
Pessoas inclusive já teriam sido mortas ali e se percebe uma utilização indevida do espaço por usuários de drogas.
O Procurador fez sua analise e concluiu que havia irregularidades no local, que iria acionar a ANTT – Agencia Nacional de Transportes Terrestres e o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes. Nesta quarta feira passada foi executada a perícia pelas duas entidades acionadas pelo Procurador em cumprimento da Lei. O presidente do CFVV, César Mori esteve no local junto com os Fiscais da ANTT e DNIT, participou do inicio dos trabalhos, e falou da grande necessidade de segurança, para a comunidade local. Do Túnel estreito e perigoso, e da possibilidade de se construírem passarelas em locais estratégicos, passando algumas informações para os mesmos. Em seguida eles foram realizar o trabalho de campo e colher mais informações in loco para acrescentar ao laudo.
O CFVV espera que esta denúncia de abandono, que não é somente no complexo ferroviário, fique apenas na denuncia e promete cobrar das autoridades os resultados esperados. Nós sabemos que ali na Zona Norte se faz urgente o alargamento do Túnel de acesso a Cohab e Lavrinhas, fazendo um acesso de duas mãos com calçada larga o bastante para os pedestres. Além é claro das passarelas ao longo da linha em todo o perímetro urbano. É proibido que haja trânsito de pessoas por sobre os trilhos, a FCA sabe disso e só precisa agora investir em segurança nos locais onde se faz necessário. A linha tem que estar protegida por cerca, impedindo o acesso por moradores e animais dentro do perímetro urbano. Esta é uma das demandas da comunidade. Elas são viáveis e importantes para o desenvolvimento local, devem ser ouvidas urgentemente.
O CFVV irá buscar auxilio na rádio Renovar para iniciar um Abaixo assinado nestas comunidades este mês, em busca de fortalecer o alargamento do túnel da estação e da construção das passarelas no trecho da estação até próximo à rodoviária. Não sabemos quantas passarelas serão necessárias, mas sabemos não serão duas ou três.

Os movimentos de preservação ferroviária senhores, não estão apenas lutando pela preservação da ferrovia e sua revitalização, mas também pelo bem estar social de todas as comunidades que vivem a margem das ferrovias. É preciso mais que preservar é preciso melhorar as condições de vida das pessoas que viveram a vida toda em convívio com a ferrovia e, hoje precisam de condições para se adaptar à nova realidade e as medidas de segurança que hora se fazem necessárias.

César Mori
Presidente do CFVV

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