CFVV CFVV Author
Title: TENTARAM INCENDIAR A LOCOMOTIVA A VAPOR EXPOSTA NA ZONA NORTE.
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Fui avisado somente hoje da tentativa de incendiar a locomotiva Baldwin que jaz abandonada na praça da estação em Lavras. Um adolescente p...
Fui avisado somente hoje da tentativa de incendiar a locomotiva Baldwin que jaz abandonada na praça da estação em Lavras. Um adolescente pacientemente ateou fogo em estopas, pepeis, madeira e outros, fazendo um fogueira, a partir de onde espalhou o fogo pela locomotiva. Uma senhora que é do meu conhecimento e tem uma banca de revista no local, já desde longa data se prontificou a cuidar da locomotiva voluntariamente, menos mal, já que o poder executivo nunca se interessou. Ela e uma amiga impediram o incêndio e salvaram a velha locomotiva! A meu ver são heroínas e merecem uma medalha pela bravura, um ato de coragem e respeito pelo patrimônio público. Amanha deverei ir até o local para ver de perto.

Por várias vezes o CFVV e outras entidades,  somados aos parceiros e amigos apaixonados por trens, tentaram juntos resolver os problemas que a (LOCOMOTIVA 233) - patrimônio histórico da ferrovia local está exposta. Tentamos a dois anos gradear a locomotiva com um projeto simples, mas bem feito, mesmo sabendo que não seria o ideal, resolveria.Sabíamos que o certo era remove-la de lá e leva-la para o pátio da estação Costa Pinto que, aliás, também sofre por descuido e começa a dar sinais de cansaço. Ali mesmo na estação costa pinto, ela estaria mais protegida do vandalismo a que foi submetida durante todo o período abandonada a própria sorte. A primeira tentativa não deu certo porque haviam interesses políticos e estes foram colocados como prioritários, impedindo nosso trabalho e de parceiros já engajados para custear as despesas, que por isso mesmo, não custaria nada aos cofres públicos. O município se prontificou então a fazer ele mesmo o proposto por nós e esperamos desde longos dois anos até hoje, sem que, no entanto, alguma coisa acontecesse de fato. A locomotiva é um bem municipal, por isso tivemos que nos aquietar. Mas a partir de agora como ficou claro que ela não interessa ao poder executivo em hipótese alguma, tomaremos as medidas necessárias para que alguma coisa seja feita. 


Nosso projeto feito por Corbiniano Paiva Naves gratuitamente

Aturamos até hoje o descaso a que ela tem sido submetida na esperança que isso mude, sem que tenhamos de tomar medidas mais drásticas a respeito. No entanto, com esta violência inexplicável  desferida contra ela recentemente, isso nos assusta e preocupa. Foi a deixa para que a tolerância ao descaso chega ao fim. Se formos falar disso, claro não podemos esquecer a estação que os vândalos estão pilhando parte por parte enquanto temos um projeto aprovado na SPU de restauração da antiga imagem o mais perto possível e que também não foi feito, sem contar as oficinas. Nada, mas absolutamente nada foi feito para que isso terminasse! Tentamos fazer uma maquiagem na locomotiva para lhe dar uma renovada no visual, mas fomos convencidos de que isso não seria uma boa ação e, que deveríamos fazer um projeto mais bem elaborado com ajuda de uma restauradora e isso foi feito, para ser executado em 2013. Abortamos mais uma vez e doamos o material pouco a um jovem da Lavrinhas, que constrói locomotivas com madeira reciclada.

De forma que seremos obrigados a acionar o Ministério público, para que alguma medida seja tomada em defesa dessa locomotiva. Que ela seja retirada de lá o mais rápido possível! Uma cidade que não tem competência para cuidar de um monumento que simboliza o seu passado e sua identidade cultural, ela não merece ter a guarda desse bem! Praça não é local de se jogar uma locomotiva que representa o patrimônio histórico e a memória de uma ferrovia que ajudou a construir este país.

Por fim iremos notificar outras entidades ligadas a preservação da memória da ferrovia, para que juntos possamos fazer pressão e com isso retirar essa locomotiva de onde ela esta. 

Há alguns anos esta locomotiva foi roubada por um vândalo, surpreendido pela policia nas proximidades do Gammon se não me engano, com um carinho de mão repleto de peças retiradas dessa locomotiva. A velha senhora quase centenária, ficou pelada desde então. Faltam manômetros e outros itens da cabine de comando retirados para venda em ferros velhos que a meu ver, são cúmplices por receptação. Segundo fui informado quando estive na policia civil para pesquisar o roubo, as peças teriam sido entregues a prefeitura, mas ainda não descobri com quem estão e se ainda existem, já questionei e não tive retorno. O certo é que cobrar estas peças, bem como uma atitude por parte das autoridades lavrenses. O que não irá alterar a proposta de retira-la daquele local onde certamente ela está comprometida e vulnerável. Por sinal jamais encontraram o vagão que veio junto com aquela locomotiva 233 e que desapareceu misteriosamente... Naquele local caberia mais uma réplica do bonde que tem muita história com a cidade e que também foi sinistrado por descuido e desinteresse do município. 
É uma vergonha que lavras ainda permita que uma locomotiva como aquela esteja ali, complemente vulnerável a mercê da própria sorte! Se não fossem os cuidados daquela senhora a quem chamo índia, pessoa que presta este serviço voluntário por amor aquela locomotiva, a maquina seguramente seria apenas um escombro neste momento. Talvez tenhamos todos algo a aprender com esta pequena, mas grande senhora, que da mais valor a velha senhora Baldwin 233 locomotiva a vapor, que toda a sociedade lavrense junta.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top