Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Restauração da Linha de São Sebastião do Rio Verde
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
A cidade de São Sebastião do Rio Verde, uma simpatica cidade mineira de pouco mais de 2000 habitantes localizada a aproximademente 20km de ...
A cidade de São Sebastião do Rio Verde, uma simpatica cidade mineira de pouco mais de 2000 habitantes localizada a aproximademente 20km de São Lourenço (onde funciona o Trem das Águas) vem a anos lutando pela implantação de um trem a vapor na cidade.
No inicio do ano a cidade conseguiu com a Vale SA (antiga Vale do Rio Doce) a doação de 15.000 dormentes de madeira, para serem usados nos 20km de linha que ligam a cidade a São Lourenço. Apesar da grande quantidade, esta ainda não é o suficiente e a cidade já iniciou o trabalho para conseguir mais um lote de 15.000 dormentes, necessários para recuperação de toda via.
Além dos dormentes vai ser preciso recuperar o lastro e repor trilhos que foram roubados em alguns trechos.


A estação de São Sebastião do Rio Verde esta localizada exatamente no KM 60 da ferrovia Minas & Rio (que se inicia em Cruzeiro-SP) e os 20km que a separam de São Lourenço (localizada no km 80) estão abandonados desde 1993, quando o ultimo trem da RFFSA circulou pelo trecho. Com todos esses anos de abandono os dormentes da via apodreceram e hoje infelizmente servem apenas como lenha (quando servem), sendo assim, para operação do trem é necessário que todos sejam substituídos.
A estimativa é que os trabalhos de recuperação do trecho levem em torno de um ano e meio e esperamos que em breve o Trem das Águas possa atender mais uma cidade.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top