Chegaram ao porto de Santos nesta quarta-feira (30/01) mais duas locomotivas fabricadas pela Stadler para a MRS. As máquinas já foram desembarcadas e aguardam liberação da Alfândega. Elas fazem parte da encomenda de sete locomotivas que vão substituir as antigas Hitachis que operam na cremalheira da Serra do Mar.
Locomotiva sendo testada em Paranapiacaba (SP) |
As duas primeiras locomotivas chegaram ao Brasil em outubro do ano passado e estão sendo testadas na via. As outras três locomotivas serão embarcadas rumo ao Brasil na primeira quinzena de março e devem chegar ao país no início de abril.
Cada locomotiva tem cerca 18 metros, potência de 5.000 kW e força de tração de 700 kN. Elas utilizam rodas MWL (torneadas na Suíça para atender às tolerâncias do fabricante), aparelhos de choque AmstedMaxion e sapatas argentinas, da Siderea. Os motores são da Traktionssysteme Áustria. As locomotivas estão sendo fabricadas em Bussnang, na Suíça.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar sua capacidade, passando das atuais 7 milhões de toneladas úteis por ano para até 28 milhões de toneladas ano, por sentido. As novas locomotivas serão 50% mais eficientes do que as utilizadas atualmente - fabricadas pela Hitachi na década de 70. O valor do contrato é de R$ 120 milhões.
Crédito da foto: Albert Blum
Fonte: RFerroviaria
Postar um comentário
Postar um comentário