CFVV CFVV Author
Title: "Trem das Onze" homenageia Adoniran Barbosa
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
14/05/2010 - CPTM/Metrô/RF A Estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o ponto de partida do "Trem das O...

14/05/2010 - CPTM/Metrô/RF

A Estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o ponto de partida do "Trem das Onze - 100 anos de Adoniran Barbosa", uma das atrações de destaque da 6ª edição da Virada Cultural de São Paulo, que acontece neste final de semana. O projeto artístico é uma homenagem ao grande nome do samba paulistano, que completaria um século de vida neste ano. A atração é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e a CPTM, com execução da Eclética Produtora de Idéias.

A viagem

Das 23h do sábado (15) às 11h do domingo (16), o mais novo e moderno trem da CPTM fará viagens expressas gratuitas entre as estações da Luz e Brás. Durante todo o passeio cultural, os usuários poderão conferir as intervenções artísticas que mostram várias facetas de Adoniran: cantor, compositor, radialista, humorista, ator e artista plástico.

Ao todo, serão realizadas 13 viagens, de hora em hora, a bordo de um trem série 7.000, fabricado pela espanhola CAF. Atualmente, duas composições desse modelo circulam nas linhas 7-Rubi e 12-Safira da CPTM. O embarque no "Trem das Onze" será feito exclusivamente na Estação da Luz, pela entrada principal da Rua Mauá.

O trem fará o seguinte trajeto, que terá duração de até 50 minutos e transportará até mil pessoas por viagem:

- Partida na Estação da Luz: No embarque e durante a viagem, as atrações ficarão por conta do Projeto Fuá, grupo de alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp.

- Chegada à Estação Brás: O público será recebido pelo próprio Adoniran, representado por um boneco em tamanho natural criado por Paulo Caruso. Além disso, assistirá a esquetes teatrais [encenadas pelo Grupo IArtes - Instituto de Artes do Brasil] do espetáculo "Histórias das Malocas", programa de rádio que fez grande sucesso nos anos 1950 e 1960, que tinha Adoniran como personagem principal, interpretando o impagável "Charutinho".

Turismetrô

O Turismetrô, programa de passeios por pontos históricos e turísticos de São Paulo feitos de metrô, terá roteiros especiais neste fim de semana da Virada Cultural. Os passeios acontecem no sábado à noite, dia 15, às 18h, 20h e 22h.

As saídas partem da Estação Sé do Metrô. O bilhete para o roteiro especial custa R$ 2,65 e os participantes serão acompanhados por um guia, que contará a história da cidade durante o trajeto. Também estão previstas intervenções artísticas no percurso.

Programação na Virada Cultural: Estação Sé rumo à Estação São Bento; Parada no Largo de São Bento; Caminhada pela Rua São Bento até a Praça Antonio Prado; Continuidade pela Rua São Bento; Largo do Café até a Praça do Patriarca – intervenção artística; Saída na Rua Anchieta; Pateo do Collegio; Retorno à Estação Sé.

Mais informações podem ser obtidas no sitewww.cidadedesaopaulo.com/turismetro

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anônimo disse... 28 de julho de 2010 às 20:19

sinto-me triste ao assistir comentarios sobre a localização da estação tamanduatei(a antiga)da musica do adoniran barbosa,a mesma,(e eu viajei muito neste trem)ficava na esquina da rua joão teodoro com a rua da cantareira,em frente ao liceu de artes e oficios,escola maravilhosa,a entrada das bilheterias ficava na r.joão teodoro,atenc.grato.

 
Top