CFVV CFVV Author
Title: ACONTECEU em 2006 em uma outra lavras no SUL DO BRASIL
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Em Lavras do Sul moradores de antiga estação férrea ganham projeto de ecoturismo Em Lavras do Sul, na região Campanha do Rio Grande do Sul, ...

Em Lavras do Sul moradores de antiga estação férrea ganham projeto de ecoturismo

Em Lavras do Sul, na região Campanha do Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar e a Associação de Moradores de Ibaré, a antiga estação férrea, inaugurada em 1900 para transportar charque e gado para a cidade de Rio Grande, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, realizam a 1ª Semana de Ecoturismo, a partir desta segunda-feira (05/06) até quinta-feira (08), na Escola Odessa Petrarca.

Após a abertura oficial, às 13h, acontece a primeira palestra do evento,
sobre Turismo Rural, com a consultora do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, turismóloga Fabiele Dutra.

“Todas as regiões administrativas da Emater estão recebendo um treinamento nessa área, reforçando a atividade do ecoturismo como uma alternativa sustentável de geração de renda para a agricultura familiar”, diz. De acordo com Fabiele, tem se expandido o interesse pela exploração da propriedade rural como caminho turístico. “O levantamento que a Emater/RS-Ascar está realizando vai sistematizar informações no chamado “Caminhos do Turismo Rural”, um conceito menos amplo que o de rotas,
geralmente adotado pelo setor”, explica.

A consultora diz que há muita empolgação quando se fala sobre turismo rural nas comunidades do interior e que “em cinco anos, o turismo rural vai se estabelecer com uma enorme força”, afirma.

O segundo tema a ser abordado na 1a Semana de Ecoturismo de Ibaré é o destino correto das embalagens tóxicas como forma de prevenção e preservação ambiental. A palestra será acompanhada de lançamento do concurso para a escolha da arte de sucata mais criativa. O encerramento do primeiro dia de atividades será às 16h30min.

Programação

Nos três dias seguintes do evento (6, 7 e 8), serão realizadas atividades de limpeza e coleta de lixo através da Cavalgada Ecológica por áreas rurais. Haverá inauguração de lixeira comunitária para coleta seletiva da escola local, demonstração do uso de composteira na horta escolar e oficinas de reciclagem de garrafas pet. O evento se encerra com um seminário para organização das propostas para a continuidade do projeto de turismo rural para Ibaré.

A 1a Semana de Ecoturismo de Ibaré tem o apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Lavras do Sul. A Emater/RS-Ascar distribuirá folheteria sobre água, solo, saneamento básico e alimentação inteligente.

A ferrovia de Lavras, faz parte da antiga Linha Cacequi-Marítima, que liga Cacequi ao porto do Rio Grande. Até aos anos 1990, havia a circulação de trens de passageiros na linha. Hoje, apenas trens de carga utilizam essa ferrovia. Em Lavras, há três estações ferroviárias, inauguradas por volta de 1900, mas que estão atualmente desativadas: Ibaré, João Câncio e Três Estradas. O trecho ferroviário lavrense tem cerca de 60 km.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top