CFVV CFVV Author
Title: HISTÓRIA DE IBITURUNA
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome ...


É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Paes, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.
A cidade de Ibituruna é parceiria do CFVV- Circuito Ferroviário Vale Verde e já assinou um acordo intermediado pelo Circuito com a SESEF - Serviço social da Estrada de Ferro, para implantação do seu Museu ferroviário. Dia 23 de Outubro próximo haverá uma reunião em Lavras na Estação Costa Pinto, para dar continuidade aos acordos assinados em Agosto com esta entidade.



About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top