CFVV CFVV Author
Title: Frente Parlamentar das Ferrovias inicia série de seminários pelo País
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de carg...
Os integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias percorrerão o País para traçar estratégias de melhoria no transporte ferroviário de cargas e passageiros. Serão realizados cinco seminários regionais e um nacional – o primeiro será em Porto Alegre (RS), no dia 3 de junho. 

De acordo com o coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o objetivo é elaborar diagnósticos regionais com base na discussão sobre legislação, concessões, investimentos e os novos ramais (vias subsidiárias). 

O parlamentar afirmou que o mais importante é apontar soluções para superar o abandono ao qual o setor foi relegado nas últimas décadas. Segundo ele, a tendência atual é a desativação de malhas ferroviárias, em razão de concessões malfeitas, que permitem que as concessionárias desativem trechos ao invés de recuperá-los. 

Uczai ressaltou que o Ministério dos Transportes deve anunciar o Programa de Segurança Ferroviária em breve. O investimento seria de R$ 7 bilhões para a construção de contornos ferroviários, viadutos, pontes, e nova sinalização. 

Segundo o deputado, os recursos são importantes, mas insuficientes para um setor estratégico ao desenvolvimento do País. “Precisamos investir nos próximos anos 40, 50 bilhões de reais em ferrovias", disse. 

Empresas 
O diretor-executivo da Associação Nacional de Transportes Ferroviários, Rodrigo Vilaça, afirmou que a iniciativa privada investe no crescimento da malha porque sabe que o transporte ferroviário é a solução para a economia brasileira. Vilaça disse que o investimento no setor acumula R$ 38 bilhões em 15 anos. 

"A ferrovia passou a ser uma alternativa de transporte num mundo globalizado como o nosso, em um País de commodities básicas, como mineração e agricultura, e que precisa levar a ferrovia para o interior", apontou o diretor. 

Após Porto Alegre, a frente parlamentar vai realizar seminários em Rio Branco (dia 10), em São Paulo (17), em Cuiabá (20) e em Salvador (4 de julho). No dia 6 de outubro, Brasília sediará o seminário nacional. 



Fonte: Portal da Câmara dos Deputados
Publicada em: 19/05/2011

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top