CFVV CFVV Author
Title: Governo do Rio irá reformar 73 trens até 2013
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
18/10/2011 - O Dia Até junho de 2013, o Governo do Estado vai modernizar 73 dos 160 trens de sua frota . A primeira composição reformada c...
18/10/2011 - O Dia

Até junho de 2013, o Governo do Estado vai modernizar 73 dos 160 trens de sua frota. A primeira composição reformada começa a circular em novembro deste ano. Os trens ganharão novos sistemas mecânicos e hidráulicos e ar condicionado. Inicialmente, o Estado investirá R$ 230 milhões no projeto. A previsão é de que sejam aplicados R$ 2,4 bilhões na modernização completa do sistema ferroviário.

Além das melhorias nos 73 trens de aço inox, a Secretaria de Transportes prevê ainda a instalação de sinalizações, modernização da infraestrutura e reformulação de 98 estações. O novo modelo de operação implantado no sistema operado pela concessionária SuperVia inclui também a compra de 90 composições, sendo que um dos trens vindos da China já foi desembarcado no Rio e começa a operar até o fim do ano.

Os 540 mil passageiros diários já poderão notar as mudanças com a fidelização de plataformas para facilitar a localização dos embarques na Central do Brasil, novas coberturas e iluminação nas estações, redução da distância entre plataforma e vagão e diminuição do tempo de espera entre os trens, que serão disponibilizados a cada 3 minutos. A modernização na rede de comunicação vai assegurar o contato direto entre o Centro de Controle e as composições, e a instalação de 250 câmeras nas estações darão mais segurança aos usuários.

Os projetos

Frota modernizada - Serão 73 trens reformados, 120 veículos novos com ar-condicionado e 49 composições de aço-carbono retiradas de circulação. Até 2014, a frota será substituída a cada 16 anos ao invés de 35 anos.

Revitalização de trechos - Os trechos que vão de Gramacho a Saracuruna e de Saracuruna a Vila Inhomirim serão revitalizados, com a instalação de novos desvios para a redução de intervalos entre os trens e a duplicação da linha férrea.

Estações - Nas 98 estações, estão previstas a revitalização das plataformas, novos padrões de bilheteria e a instalação de equipamento urbano, comunicação visual e piso tátil.

Infraestrutura - Serão substituídos 85 mil dormentes, 55 quilômetros de trilhos, além de fios e cabos da rede aérea. As melhorias incluem o aumento da capacidade das 20 subestações de energia.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top