25/10/2011 - Portal ODM
O Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou, em 2009, o processo de fabricação do primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética, o Maglev Cobra. O trem é projetado especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
O Maglev Cobra está sendo desenvolvido há cerca de 10 anos pelo Coppe/UFRJ. O Maglev é propulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores. Com quatro módulos autopropulsores, o veículo terá capacidade total para 28 pessoas e flutuará a uma velocidade máxima de 30 km/h.
O desenhista industrial Álvaro Guimarães, responsável pelo projeto, explica que a carroceria desta é em compósito de fibra de vidro e resina de poliéster. Depois dos testes, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem magnético.
Aproveitamento dos trilhos
Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coreia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades [saiba mais].
A tecnologia que está sendo desenvolvida para o Maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
O Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou, em 2009, o processo de fabricação do primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética, o Maglev Cobra. O trem é projetado especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
O Maglev Cobra está sendo desenvolvido há cerca de 10 anos pelo Coppe/UFRJ. O Maglev é propulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores. Com quatro módulos autopropulsores, o veículo terá capacidade total para 28 pessoas e flutuará a uma velocidade máxima de 30 km/h.
O desenhista industrial Álvaro Guimarães, responsável pelo projeto, explica que a carroceria desta é em compósito de fibra de vidro e resina de poliéster. Depois dos testes, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem magnético.
Aproveitamento dos trilhos
Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coreia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades [saiba mais].
A tecnologia que está sendo desenvolvida para o Maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
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