07/10/2011
O ministério dos Transportes finaliza até dezembro os estudos de viabilidade dos trens regionais federais entre Londrina e Maringá, no Paraná, e entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio grande do Sul.
Os estudos vão mostrar as demandas dos trechos, a estrutura necessária para a linha, o tipo de material rodante, entre outras características. Segundo o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, estes estudos são financiados pela União e custam, em média, "R$ 750 milhões" cada. Eles estão sendo feitos em parceria com universidades federais como a de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e da Bahia.
Perrupato explicou que, após a finalização, a modelagem dos projetos será passada para o BNDES, que colocará em consulta no mercado para saber quais são as empresas interessadas em participar.
Também estão sendo avaliadas as ligações entre Salvador e Alagoinhas, na Bahia, e Pelotas-Rio Grande, no Sul do Brasil.
As informações foram apresentadas durante o painel “Desafios da integração do transporte ferroviário no Brasil”, do Congresso SAE Brasil 2011, em São Paulo. A palestra contou também com a participação do presidente da Aeamesp, José Geraldo Baião; do diretor de Planejamento e Expansão do Metrô de São Paulo, Mauro Biazotti; e moderação do diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller.
Comentário do CFVV:
Só falta saber quando será a vez de Minas Gerais e Rio de Janeiro terem seus trens regionais que circularam por décadas de volta ao trecho! Só tem uma coisa... Com este super faturamento apenas para o estudo de viabilidade o trem regional provavelmente sairia quase ao custo de um trem bala. Fala sério!
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Amigos!!! R$750.000.000,00 pra fazer um estudo!!! Acho que dá pra estudar o Planeta Marte pela metade do preço! Com esse dinheiro, dá pra colocar todos os trens regionais de volta aos trilhos nesse país. Falta moralidade!!! Outro dia, ao ver o prêmio acumulado da Mega (R$ 32.000.000,00) ainda comentei com um amigo, com esse dinheiro dá pra pegar uns 5 milhões e colocar o trem mineiro de Ribeirão à Barra Mansa de volta nos trilhos, como ele era antes, e aposto que passo a ganhar 5 milhoes de lucro liquido por ano, sem fazer muito esforço, basta ser inteligente e buscar parceiros certos.
Agora o governo diz que gasta isso pra estudar?
Vamos esperar pra ver...
Será que o trem mineiro um dia volta? Ou até lá o estudo chegara na casa do bilhão!
Abraço!
Anderson é indignante! Eu me sinto humilhado, e com vergonha. Como se me julgassem burro o bastante para nao entender que estes milhoes todos vão para os bolsos de alguém... Fala sério! Com esta grana da pra fazer estudo para todos os trens regionais do Brasil e tirar o País da merda!
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