Trem misto da VFCO, na Estação Ferroviária de Ibituruna, em março de 1979. "A estação de Ibituruna foi inaugurada em 1887. Em dezembro de 1984, a linha da antiga EFOM foi finalmente rradicada e a estação, fechada. Em 2003 estava servindo como escola para a Prefeitura. Em 2010 já está restaurada, mas sem que eu saiba seu uso.". * (Fontes: Bruno N. Campos; Herbert Graf; Bruno Carvalho Leal; Walter Serralheiro; Marcelo Lordeiro; Hugo Caramuru; Paul Waters: West of Minas Narrow Gauge, 2001; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). * Em 26 de janeiro de 2010, eu e mais três amigos passamos por Ibituruna; a Estação estava recém-restaurada e sendo reinaugurada para fins culturais! Hoje a Prefeitura é parceira do CFVV, que intermediou um convênio para criação deo tão sonhado Museu Ferroviário. A prefeitura de Ibituruna também desenvolve um projeto coordenado pelo Circuito Ferroviário Vale Verde, onde estudam a possíbilidade de revitalizar o trecho ferroviário entre a Estação de Ibituruna e Aureliano Mourão em Bom sucesso. As negociações e discussões se iniciaram e logo saberemos de sua viabildade ou não. O que é certo que é que há interesse por parte da Prefeitura, só resta agora dados técnicos, os trilhos, o equipamento rodante, enfim... Falta bastante! Mas não falta vontade, o que consideramos um bom começo.
FOnte: Pátria Primeira
http://www.patriamineira.com.br
OBS:
Esta estação atualmente 2011, virou "Estação de Apoio ao Turismo e Cultura de Ibituruna MG".
Fonte: Bruno Carvalho Leal,
FOnte: Pátria Primeira
http://www.patriamineira.com.br
OBS:
Esta estação atualmente 2011, virou "Estação de Apoio ao Turismo e Cultura de Ibituruna MG".
Fonte: Bruno Carvalho Leal,
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Olá, eu sou o Bruno Carvalho Leal, e vc pode completar as informações ai em que essa estação atualmente 2011 virou "Estação de Apoio ao Turismo e Cultura de Ibituruna MG".
Peraí, se esse projeto de revitalização sair do papel vai ser utilizado material da "bitolinha" tomado de São João del-rei?
Que eu saiba se acontecer, será usado o que for preciso e onde for necessário! Apesar de nao termos pensado nisso, todo o material que há em São João, foi retiradoo de algum local e principalmente de NOSSA REGIÃO. Então seria muito justo que no lugar de apodrecer em uma rotunda mal cuidada pela FCA fossem resgatadas e utilizadas para gerar renda e fomentar o turismo.
Bom, eu estava traquitando umas ideias para melhorar o estado do parque de tração da EFOM, o melhor seria trazer de volta a linha Lavras-Aureliano Mourão e de lá São João del-Rei aos poucos, tomando como ponto de partida a própria Lavras. Quando a linha chegasse a São João del-Rei, a FcA teria de receber o trem de qualquer maneira, já que os trilhos não poderiam dar no nada, além da pressão pública. Quanto ao trem para aquecer o turismo em Lavras, além dos equipamentos da bitolinha, poderiam ser usados as locomotivas Nº239 e Nº307, que possuem as bitolas de 1,00m, além de cinco carros métricos que se encontram aqui, podendo rodar na linha Lavras-Aureliano, que era em bitola mista (1,00m e 0,76m). Com uma malha ferroviária maior, surgiria a necessidade do uso de mais locomotivas, o que deixaria menos máquinas enferrujando á toa na rotunda. A EFOM é um trem turístico de muita fama, e sua expansão faria os negócios da FCA e o turismo deslancharem para valer. Tanto São João como Lavras, bem assim como o patrimônio sairiam ganhando. Apesar de cara, essa iniciativa seria bastante viável com o tempo. Abraço
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