29/11/2010 - RPCTV
O EIA-RIMA foi entregue pela empresa contratada para o serviço (Ecossistema Consultoria Ambiental) no dia 30 de setembro e, após análise do Ippuc, os documentos retornaram à empresa para que fossem feitos os ajustes necessários.
A partir da entrega dos documentos finais ao Ippuc, eles serão encaminhados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde começará o processo de licenciamento ambiental do metrô. A conclusão do EIA-RIMA garante o cumprimento de mais uma meta do Contrato de Gestão do IPPUC.
Depois que a Secretaria do Meio Ambiente receber o EIA-RIMA, a documentação será analisada por um grupo de trabalho formado por técnicos das Secretarias do Meio Ambiente, Obras Públicas e URBS (Urbanização de Curitiba S/A).
A partir do recebimento, os interessados também poderão fazer consultas e questionamentos, antes da audiência pública, que deverá acontecer no início de 2011. As consultas poderão ser feitas pessoalmente, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (avenida Manoel Ribas, 2727 - Mercês).
Além disso, o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente será disponibilizado pela internet, depois que a Secretaria do Meio Ambiente confirmar o recebimento do documento. Os procedimentos relacionados ao EIA-RIMA do metrô seguem as mesmas normas estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) para qualquer empreendimento que necessite de licença ambiental.
Já os estudos e projetos de engenharia contratados pela Prefeitura em parceria com a CBTU, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades) foram entregues ao Ippuc no dia 17 de julho. Também neste caso, foram necessários ajustes, concluídos no dia 19 de outubro.
Os estudos e projetos de engenharia já têm auxiliado a Prefeitura nas negociações com o governo federal para garantir a implantação do novo modal de transporte na Rede Integrada de Transporte, a RIT. No Brasil, a implantação de linhas de metrô tem a participação financeira do Governo Federal.
Metrô curitibano
A Linha Azul, nome dado à primeira linha de metrô em Curitiba, vai substituir os biarticulados do sistema expresso nos eixos norte e sul. O metrô passará por baixo da canaleta. E onde hoje passam os ônibus desses eixos, como nas avenidas República Argentina, João Gualberto e Paraná, a canaleta será transformada num grande espaço para a convivência dos cidadãos, com calçada, iluminação adequada e ciclovia. A Linha Azul terá cerca de 22km de extensão.
ESTAÇÕES E TERMINAIS
1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2.Estação Nicola Pellanda
3.Estação Pinheirinho - Terminal Pinheirinho
4.Estação Santa Regina
5.Estação Capão Raso - Terminal Capão Raso
6.Estação Hospital do Trabalhador
7.Estação Portão
8.Estação Morretes
9.Estação Santa Catarina
10.Estação Água Verde
11.Estação Bento Viana
12.Estação Osvaldo Cruz
13.Estação Eufrásio Correia
14.Estação Rua das Flores
15.Estação Passeio Público
16.Estação Alto da Glória
17.Estação Juvevê
18.Estação Cabral - Terminal Cabral
19.Estação Holanda
20.Estação Boa Vista - Terminal Boa vista
21.Estação Cidadania
22.Estação Santa Cândida - Terminal Santa Cândida
ASPÉCTOS TÉCNICOS:
Túnel com interferências
Execução de "CUT AND COVER" - Fortaleza
Execução de túnel NATM em São Paulo (Linha 4-Amarela)
TÙNEL NATM
Em função das características geológicas e geotécnicas e das interferências existentes na região central da cidade, entre as Estações Eufrásio Correia e Passeio Público, numa extensão de 2,5 Km, o método construtivo deverá ser o NATM – NEW AUSTRIAN TUNNELING METHOD.
Trata-se da utilização da tecnologia do método não destrutivo, em que o espaço superficial é totalmente preservado.
A SUPERFÍCIE:
Com a implantação do metrô, a área da canaleta exclusiva, hoje utilizada pelo ônibus biarticulado, será totalmente reurbanizada.
Esta nova área abrigará ciclovia, calçadão para pedestres, arborização e equipamentos de lazer.
Nas áreas onde estarão as estações, serão implantados quiosques comerciais, proporcionando áreas de convivência. Nesses locais também serão implantadas as bilheterias e demais estruturas necessárias ao funcionamento do metrô
O VEÍCULO:
Para atendimento da demanda inicial, o trem poderá ser composto por 4 carros motorizados, sendo 2 com cabine de condução (MC) e 2 intermediários sem cabine (M), com 94,00 m de comprimento e capacidade nominal de transporte de 1.100 passageiros, considerando uma densidade de 6 passageiros/m2.
O projeto estabelece a possibilidade de utilização de um trem formado por até 6 carros, todos motorizados, sendo 2 com cabine de condução e 4 intermediários sem cabine, com 140,00 m de comprimento e capacidade nominal de transporte de 1.600 passageiros, considerando uma densidade de 6 passageiros/m2.
O veículo deverá ter em seu interior um adequado conforto térmico e acústico para os passageiros e o condutor; ser equipado com um sistema de ar condicionado para os salões de passageiros e cabines dos condutores; possuir um sistema de iluminação eficiente e de comunicação visual e sonora que permita a perfeita orientação aos passageiros.
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