CFVV CFVV Author
Title: Locomotiva Baldwin 233 de lavras será revitalizada
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
LOCOMOTIVA BALDWIN 233 DE 1920 O CFVV e a Prefeitura Municipal de Lavras acertaram os detalhes para revitalização do Monumento à Ferrovia Mi...
LOCOMOTIVA BALDWIN 233 DE 1920

O CFVV e a Prefeitura Municipal de Lavras acertaram os detalhes para revitalização do Monumento à Ferrovia Mineira que se encontra na Praça José Esteves (a praça da estação).
O locomotiva já foi Lavada e será também dedetizada. Em seguida serão tratados os focos de ferrugem que se propagaram devido a ação do ácido úrico, incluindo a troca de uma chapa de aço que foi totalmente corroída no interior do Tender. Será aplicado um produto para proteção contra ferrugem, reconstrução das janelas e portas de madeira da cabine que foram roubadas. Pintura nova para uma velha senhora que data de 1920, uma locomotiva que circulou na rede mineira de viação ferroviária a RMV e que ajudou a escrever a história deste País com os trilhos do progresso. Esta velha senhora está a muito pedindo nossa atenção e agora finalmente seus clamores foram atendidos pela intervenção do Circuito Ferroviário Vale Verde, entidade que nasceu para proteger o patrimônio ferroviário da antiga RFFSA, nosso legado!

Estamos aguardando o processo de contratação da empresa que executará o serviço, que deverá ser por meio de uma empresa já licitada e habilitada para executar esta operação que requer cuidados especiais e muita competência, para enfim dar início às obras de revitalização da Locomotiva.

A segunda parte de nossa proposta e meta da Prefeitura Municipal de Lavras, será realizada no ano que vem e de preferência no início do ano até próximo de maio, para evitar que todo este trabalho seja perdido pela ação de vândalos e desocupados. Será realizada a revitalização da Praça, com um novo projeto paisagístico e humanização dos acessos aos populares. Em seguida virá a parte de proteção do Monumento com seu fechamento através de grades ou outro meio, impedindo o acesso ao seu interior.
O CFVV já fez um projeto demonstrando a maneira mais barata e eficaz de se proteger esse patrimônio, ficando aqui também o registro de que o correto seria que esta locomotiva fosse movida para dentro de um museu, onde seria melhor protegida, preservada, mantida limpa e segura contra os vândalos. Mas enquanto não temos o nosso tão sonhado Museu... Seguiremos dentro do possível preservando esta Locomotiva, que é símbolo de uma época tão importante de nosso País, na qual ela foi uma das muitas e incansáveis desbravadoras.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top