Fundado em 1992 pela UIC, o Congresso Mundial de Ferrovias de Alta Velocidade visa mostrar ao público a evolução dos meios de transporte conhecidos como trem-bala. Esta edição do congresso vai durar três dias e tem como tema "ferrovias de alta velocidade: uma nova missão do transporte verde". É a primeira vez que o evento é realizado em um país fora da Europa.
Segundo alguns analistas, nos últimos anos, o desenvolvimento de trens-bala tem alcançado grandes inovações e várias tecnologias no setor já atingiram o nível avançado mundial, o que fez com que a China se tornasse anfitriã desta edição. Sobre o assunto, o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Dejiang, declarou:
"A realização do congresso pela China demonstra tanto o apoio da UIC e das organizações internacionais envolvidas no desenvolvimento de ferrovias chinesas de alta velocidade, quanto a atenção da comunidade internacional sobre o setor."
As ferrovias de alta velocidade da China tem um mecanismo eficiente de administração, que garante a segurança de funcionamento e fornece serviços de transporte mais confortáveis e econômicos. Além disso, o funcionamento de trens-bala reforçou ainda mais as capacidades das ferrovias existentes, o que significa uma base para o aumento de volumes de transporte e melhoria dos serviços.
Na abertura do evento, o ministro chinês das Ferrovias, Liu Zhijun, apresentou alguns êxitos da evolução de trens-bala na China. Ele disse:
"Atualmente, a China tem uma malha ferroviária de alta velocidade com 7.531 quilômetros, que é a mais extensa do mundo. De acordo com o planejamento de longo prazo, até 2020, as ferrovias chinesas chegarão a ter mais de 120 mil quilômetros de extensão. Em um teste de funcionamento realizado no dia 3 deste mês, a velocidade máxima de operação do trem-bala foi de 486,1 km/h. Este trem de nova geração é o modelo CRH-308A, produzido pela China."
A aceleração da construção de ferrovias de alta velocidade pela China, é um pedido atual, baseado no desenvolvimento científico. Como um novo meio de transporte, os trens-bala possuem grandes vantagens e também estão proporcionando um suporte e garantia importante ao desenvolvimento econômico e social da China. Zhang Dejiang opinou sobre isso:
"O desenvolvimento rápido de ferrovias de alta velocidade da China elevou o nível de modernização de ferrovias chinesas e as capacidades de transporte, além de promover exploração de novos materiais e evolução de indústria de serviços. Além disso, na área de inovação tecnológica, a utilização de trens-bala também diminui ocupação de terra e impulsiona economia energética e redução de emissões."
Até 2015, será concluída na China uma rede de ferrovias de alta velocidade que cobre todas as principais cidades. Até lá, o percurso total das ferrovias do país chegará a cerca de 120 mil quilômetros. As ferrovias vão desempenhar um papel mais efetivo na melhoria das condições do transporte e na promoção de economia energética e redução de emissões.
(por Zhao Yan)
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