Acima e abaixo, o último trem de passageiros da linha, agora com carros Budd,
da Fepasa, em Jardinópolis-nova. em 10/09/1997. (Fotos: Vanderley Zago)
da Fepasa, em Jardinópolis-nova. em 10/09/1997. (Fotos: Vanderley Zago)
A Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto vai desenvolver, em parceria com o Instituto História do Trem, um projeto de restauração da locomotiva Phantom, instalada na praça Francisco Schimidt, na Vila Tibério, zona Oeste de São Paulo.
Segundo informações, o custo da restauração do trem é estimado em R$ 1 milhão.
No último dia 4, uma equipe de técnicos analisou o estado de conservação da locomotiva, que foi doada ao município pelas Indústrias Matarazzo, a pedido do juiz do Trabalho, Horácio Salles Cunha. Assim que a empresa formalizar o orçamento, a secretaria e o instituto vão elaborar o projeto e buscar verba.
Atualmente, a locomotiva é utilizada com frequência como abrigo por moradores de rua. Apesar dos buracos provocados pela ferrugem e pela má conservação, a equipe considerou que a locomotiva está em condições de ser restaurada.
Em 1987, o trem de passageiros da Fepasa deixa Uberaba partindo para Ribeirão Preto (Foto Paulo Cury).
O processo de restauração não será rápido e vai durar, pelo menos, seis meses. Depois de pronta, deve ser colocada em circulação, e encaminhada para a estação Barracão.
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