Apenas trens de carga passam pelo município. Foto: Autor Desconhecido |
Projeto já garantiu o montante de R$ 1,72 milhão com o MTur e terá a contrapartida municipal de R$ 190 mil
Jefferson Klein
A cidade de Santa Maria pretende resgatar um meio de transporte de passageiros histórico, porém, abandonado há vários anos: o ferroviário. O projeto da instalação de uma linha turística já garantiu o montante de R$ 1,72 milhão com o Ministério do Turismo (MTur) e terá a contrapartida municipal de R$ 190 mil.
“O transporte ferroviário está no imaginário popular”, destaca o prefeito Cezar Schirmer. Ele prevê que o empreendimento será um ícone para o setor de turismo na região, que atualmente só conta com o transporte de cargas por trens. A gerente de produção turística da Secretaria municipal de Turismo, Christiana Barbieri Szalanski, relata que a expectativa é de que a Caixa Econômica Federal autorize, ainda neste mês, o repasse dos recursos do governo federal. Após essa etapa, será iniciado o processo licitatório. A concretização da linha levará até 12 meses.
O projeto está dividido em duas partes, que totalizam cerca de seis quilômetros. A prefeitura pretende captar mais recursos para a segunda metade do empreendimento. Schirmer adianta que algumas opções serão avaliadas, inclusive a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP). O trecho inteiro terá começo na estação Central (já existente), passando pela futura estação Silva Jardim/Bunge e terminará na estação da Barragem (que terá que ser construída).
Christiana detalha que o investimento inicial contempla a implantação da infraestrutura, dormentes, modernização dos trilhos de um trecho que não está sendo aproveitado para a movimentação de cargas, entre outros pontos. A máquina que será utilizada para operar na linha será uma Maria-Fumaça, sistema semelhante ao que atua hoje entre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. No momento, existem duas Marias-Fumaça inoperantes em Santa Maria, uma na estação e outra em uma praça. Provavelmente, essa última será reativada para realizar o passeio, ou será adquirido outro equipamento. A composição contará também com dois vagões, cada um com 54 lugares. Durante o trajeto, serão oferecidas atrações gastronômicas e culturais.
Na semana passada, Schirmer recebeu uma visita de representantes da ALL, grupo que detém a concessão do transporte de cargas por ferrovias no Estado, e aproveitou para pedir o auxílio da companhia na iniciativa do trem turístico. “Queremos dar apoio ao projeto através de todo o aspecto técnico que possa ser acrescentado, não queremos travar nada, e, sim, viabilizar o mais rápido possível o que estiver ao nosso alcance”, disse o diretor de Relações Institucionais e Jurídico da ALL, Pedro Roberto Oliveira Almeida. Outra incentivadora da ideia é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que contribuiu em questões técnicas.
“O transporte ferroviário está no imaginário popular”, destaca o prefeito Cezar Schirmer. Ele prevê que o empreendimento será um ícone para o setor de turismo na região, que atualmente só conta com o transporte de cargas por trens. A gerente de produção turística da Secretaria municipal de Turismo, Christiana Barbieri Szalanski, relata que a expectativa é de que a Caixa Econômica Federal autorize, ainda neste mês, o repasse dos recursos do governo federal. Após essa etapa, será iniciado o processo licitatório. A concretização da linha levará até 12 meses.
O projeto está dividido em duas partes, que totalizam cerca de seis quilômetros. A prefeitura pretende captar mais recursos para a segunda metade do empreendimento. Schirmer adianta que algumas opções serão avaliadas, inclusive a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP). O trecho inteiro terá começo na estação Central (já existente), passando pela futura estação Silva Jardim/Bunge e terminará na estação da Barragem (que terá que ser construída).
Christiana detalha que o investimento inicial contempla a implantação da infraestrutura, dormentes, modernização dos trilhos de um trecho que não está sendo aproveitado para a movimentação de cargas, entre outros pontos. A máquina que será utilizada para operar na linha será uma Maria-Fumaça, sistema semelhante ao que atua hoje entre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. No momento, existem duas Marias-Fumaça inoperantes em Santa Maria, uma na estação e outra em uma praça. Provavelmente, essa última será reativada para realizar o passeio, ou será adquirido outro equipamento. A composição contará também com dois vagões, cada um com 54 lugares. Durante o trajeto, serão oferecidas atrações gastronômicas e culturais.
Na semana passada, Schirmer recebeu uma visita de representantes da ALL, grupo que detém a concessão do transporte de cargas por ferrovias no Estado, e aproveitou para pedir o auxílio da companhia na iniciativa do trem turístico. “Queremos dar apoio ao projeto através de todo o aspecto técnico que possa ser acrescentado, não queremos travar nada, e, sim, viabilizar o mais rápido possível o que estiver ao nosso alcance”, disse o diretor de Relações Institucionais e Jurídico da ALL, Pedro Roberto Oliveira Almeida. Outra incentivadora da ideia é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que contribuiu em questões técnicas.
Postar um comentário
Postar um comentário