Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title:
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Estação Ferroviária de Varginha MG     FERROVIA É OPERACIONAL E NÃO SERÁ DESATIVADA . VITÓRIA DO MOVIMENTO FERROVIÁRIO DE VARGINHA ...
Estação Ferroviária de Varginha MG
 
 
FERROVIA É OPERACIONAL E NÃO SERÁ DESATIVADA.
VITÓRIA DO MOVIMENTO FERROVIÁRIO DE VARGINHA
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
O Movimento Ferroviário de Varginha, que busca a reativação do transporte de passageiros nos trilhos da cidade e região, que agora obtém apoio de pessoas de Tres Corações e Carmo da Cachoeira(Ferrovia Centro-Oeste ) e de Conceição do Rio Verde ,Soledade,Cambuquira e São Lourenço(The Minas and Rio Railway ) ,obteve sua primeira grande vitória .
Apesar da ignorância histórica e cultural de algumas pessoas mal informadas, o movimento ferroviário está crescendo e conquistando adeptos a cada dia, afirma um dos idealizadores do movimento, o Advogado Carlos Cornwall.
Agora para o desgosto de varginhenses que queriam transformar  a centenária ferrovia em estacionamento de carros, o movimento acaba de conquistar uma importante vitória junto ao Governo Federal, através do seu Presidente de Honra informal, o especialista em Logística Luiz Eduardo Bueno, que obteve junto a ANTT- Agencia Nacional de Transporte Terrestre(Proc. N.804226  ) a resposta positiva de que O Ramal de Varginha é operacional e encontra-se concedido à uma Empresa particular e não houve nenhuma solicitação para desativação e devolução do referido trecho.
Segundo Cornwall e Bueno, as tratativas para formatar o Projeto TUV-Trem Urbano de Varginha está muito adiantada ,inclusive com contatos sobre as locomotivas históricas que já rodaram na cidade e região e que agora se tornaram a coqueluche de colecionadores nacionais e mundiais através do lançamento de modelo miniatura(litorina que fazia a rota Varginha/Lavras/Cruzeiro) por uma das maiores operadoras de turismo ferroviário do mundo.

                 A cada dia pessoas de todos os bairros, filhos e netos de ferroviários,colecionadores,saudosistas e toda uma legião de pessoas da cidade e entorno nos procuram para aderir ,estamos catalogando e recolhendo material ferroviário para ter um Museu e depois formatar o projeto de reativação, estamos buscando apoio não só em nível Federal,mas também Estadual, como na recente visita do Governador Antonio Anastasia que disse que o Estado vê com bons olhos uma PPP para Varginha na segunda etapa do Projeto levado a efei
to de reativação na região metropolitana. Empresas tradicionais,como a CPTM-Cia Paulista de Trens Metropolitanos e entidades de preservação dos Estados do Rio,Minas,S. Paulo e Paraná serão chamadas a ajudar no Projeto. Carlos Cornwall, lembra ainda que uma forma de educar as crianças para a preservação ferroviária e colocar os filmes do Thomas, A Locomotiva, que educa de forma lúdica  em uma ilha cortada por ferrovias,mostrando pontes,pontilhões, túneis, virador, estações, armazéns, portos, segundo ele, é preciso combater o império do automóvel,que tanto tem prejudicado as cidades e voltar para o modal coletivo e ecológico.
Além do Projeto Varginha,Cornwall e Bueno,assinam petição do Projeto Poços/Águas da Prata/S.João da Boa Vista/Aluminio e Região Mogiana, apóiam o Projeto Pai da Aviação em Santos Dumont-MG ,do Circuito Vale Verde e da restauração bem adiantada entre São Lourenço e São Sebastião do Rio Verde.
Fonte:http://cidade-de-varginha.blogspot.com.br/2012/10/vitoria-do-movimento-ferroviario-de.html

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top