23-06-2010 09:15:20
O ICMS Cultural de Ribeirão Vermelho, um recurso estadual destinado à preservação da cultura, aumentou para 7,6. A nota está relacionada diretamente com o quanto cada cidade receberá de repasses para cuidar de seu patrimônio. Os valores do repasse, estimados por ponto, podem garantir ao município uma verba extra, que pode ajudar no orçamento das prefeituras.
A entidade responsável por classificar cada município é o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). O instituto analisa ações como educação patrimonial, preservação e conservação dos bens e outras atividades relacionadas à cultura;
Ribeirão Vermelho tem conquistado um espaço cada vez maior no cenário turístico nacional. Neste mês, a prefeita municipal, Ana Rosa Mendonça Lasmar, assinou dois convênios em Belo Horizonte, que darão início às obras de restauração do Galpão Ferroviário, que será transformado em um espaço multiuso, e da Praça da Estação.
De acordo com o arquiteto responsável pelos projetos, Cassiano Alcântra, com a recuperação desses espaços "podemos resgatar parte da história da ferrovia, além de homenagear a classe ferroviária, digna de apreço e do agradecimento da população, que muito contribuiu para o desenvolvimento e progresso dessa região, aproveitando o espaço de forma adequada, sem prejudicar o contexto". Ele ainda afirma que a finalidade é "buscar a recuperação de todo o complexo ferroviário de Ribeirão Vermelho, tomando como ponto de partida estes projetos."
Ribeirão Vermelho é dona de um dos mais importantes patrimônios ferroviários do país. A cidade surgiu devido ao desenvolvimento da navegação e da ferrovia no estado, possibilitado pela aceleração econômica do final do século XIX. A Estrada de Ferro Oeste de Minas construiu o complexo ferroviário na cidade, que pertenceu, também, à Rede Mineira de Viação e à Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Com o tempo, o complexo cresceu e foram construídos galpões, estação, casa de telégrafo, restaurante, posto médico e uma rotunda, considerada a maior da América Latina e a quarta maior do mundo. Construção de circular, com 74 metros de diâmetro, a rotunda comportava até 30 locomotivas e era usada para fazer manutenção, conserto e manobras das máquinas.
O complexo foi desativado em meados de 1980 e as construções se degradaram. Depois de um longo processo, a Prefeitura Municipal adquiriu o patrimônio com verbas do ICMS Cultural e herdou, também, as estruturas deterioradas para recuperar. Hoje, dois prédios estão restaurados e em um deles, a Estação, funcionam um Telecentro, a Biblioteca Municipal, o Departamento de Bem Estar Social e a Secretaria de Cultura e Turismo.
Rotunda
A licitação anunciada a semana passada é para a realização dos PROJETOS e não das obras de restauração da rotunda.
Provavelmente, essa verba será do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas a prefeita Ana Rosa terá uma reunião com esses órgãos na próxima semana para confirmar. Por enquanto, a prefeitura de Ribirão Vermelho não está envolvida nas discussões, nem na licitação.
Fonte: Martha Maciel
Foto: Locomotiva a vapor nº 315 em Ribeirão Vermelho.
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