O Projeto de Lei 3.056/09, de autoria do deputado João Leite (PSDB), recebeu parecer favorável de 2o turno na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (9/6/10). O projeto estabelece normas para a preservação e promoção do patrimônio cultural associado ao transporte ferroviário, alterando as leis que fixam a política cultural do Estado e o Plano Mineiro de Turismo.
A relatora, deputada Gláucia Brandão (PPS), argumentou que a privatização da Rede Ferroviária Federal desarticulou o transporte de passageiros, provocou a extinção dos serviços e a rápida deterioração de um valioso patrimônio histórico para os mineiros. Seu parecer foi pela aprovação do projeto na forma do vencido em 1o turno.
O deputado João Leite relatou uma visita recente que realizou às estações de Lavras e de Ribeirão Vermelho, onde encontrou tudo abandonado e sucateado. "Os armazéns estão em escombros. Depois que aquelas instalações foram concedidas à Ferrovia Centro-Atlântica, apenas uma oficina está em funcionamento. A Rotunda de Ribeirão Vermelho, uma das mais belas do mundo, está prestes a ruir", denunciou o deputado, pedindo às autoridades mineiras que ponham os olhos nesse patrimônio inestimável para a memória dos mineiros.
Requerimentos -
Foram aprovados na mesma reunião seis projetos de lei de declaração de utilidade pública e dois requerimentos de congratulações.
Presenças
Postar um comentário
Postar um comentário