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Title: ERICO lança sensores de trilhos na NT 2010
Author: CFVV
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14/06/2010 Sensor RTL de tensão e temperatura de trilhos da ERICO A ERICO do Brasil vai divulgar durante a 13ª Feira Negócios nos Trilhos, s...

14/06/2010

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Sensor RTL de tensão e temperatura de trilhos da ERICO

A ERICO do Brasil vai divulgar durante a 13ª Feira Negócios nos Trilhos, sua mais recente inovação desenvolvida pela empresa matriz em Solon, Ohio, EUA. Trata-se dos sensores RTL de tensão e temperatura de trilhos, que segundo a ERICO têm o poder de proporcionar medições seguras e precisas. O produto vai ser mostrado pela empresa no evento, que acontecerá durante a 13ª Feira Negócios nos Trilhos, no período de 09 a 11 de novembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Elio Cirelli, gerente de Vendas da ERICO para a América Latina, explica que os sensores ferroviários RTL da ERICO são projetados para montagem direta na alma do trilho. O encaixe por interferência entre o trilho e o corpo do sensor permite uma medição rápida e precisa, ao mesmo tempo que ajuda a garantir a sua permanência em todas as condições de solicitação do trilho.

De acordo com o executivo, 10ºC de aumento na temperatura do trilho cria uma força de compressão de 18 toneladas e isso pode causar deformação ou quebra de trilhos. “Cada engenheiro de ferrovia sabe que o trilho deve estar a uma “Temperatura Livre de Stress por Esforço” correta (também conhecida como Temperatura Neutra)”, explica.

Enquanto se toma cuidado para assegurar que um novo trilho seja colocado nessas condições, há muitos fatores que podem provocar mudanças no decorrer do tempo. O trilho fora de seus limites corre o risco de: deformar-se no calor; sofrer rachaduras em condições de frio e saltar nas curvas devido ao frio. Além disso, é possível para os trilhos da direita e esquerda desenvolverem uma Temperatura Livre de Stress por Esforço diferente que pode ocasionar o desnivelamento das cargas com resultados imprevisíveis, como tem sido encontrado em medições recentes. “Qualquer uma dessas falhas irá, na melhor das hipóteses, causar o rompimento da malha e no pior dos casos, causar descarrilamento catastrófico aos trens de passageiros em alta velocidade”, diz o executivo.

Segundo Cirelli, a infraestrutura ferroviária moderna está sujeita a operações mais intensas do que nunca, com maiores demandas nos componentes dos trilhos. Além disso, o aumento de demanda de tempo operacional acarreta em redução das janelas de inspeção e manutenção.

Os engenheiros ferroviários cada vez mais procuram utilizar sistemas de monitoramento inteligente que permitam tomar medidas antes da falha de componentes. “O ambiente dos trilhos é extremamente severo, e a interface trilho/sensor é a mais essencial de qualquer sistema de monitoramento”, complementa Cirelli.

Os sensores são fáceis de instalar, com um desenho patenteado e resistente, proporcionando desempenho comprovado. Medem a temperatura e tensão dos trilhos e podem ser integrados em sistemas de monitoramento para determinar:

• Temperatura sem Tensão (temperatura dos trilhos neutra)

• Carga nos eixos e peso dos trens

• Impacto de rodas/detecção de roda plana (imperfeições na roda)

Sobre a Feira

Considerada a maior feira metroferroviária da América Latina, a edição de 2010 deve receber mais de 180 expositores e cerca de 8 mil visitantes do Brasil e exterior. Na sua 13ª edição, a Feira acontece em paralelo ao Seminário Negócios nos Trilhos, evento que costuma receber os dirigentes das operadoras de carga e passageiros, ocasião em que farão um balanço dos resultados das empresas nos últimos meses e divulgarão seus planos de negócios para os próximos anos. Representantes do governo também participam dos painéis e anunciam os principais passos e ações que serão desenvolvidos visando o crescimento do sistema ferroviário brasileiro.

O quê: Feira e Seminário Negócios nos Trilhos 2010
Data: 09 a 11 de novembro de 2010
Horário do Seminário: 9 horas às 12 horas
Horário da Feira: 14 horas às 20 horas.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 São Paulo

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