CFVV CFVV Author
Title: Copa projeta o futuro nos trilhos
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
10/06/2010 - Diário de Pernambuco A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a...

10/06/2010 - Diário de Pernambuco

A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a organizar a maior competição esportiva do planeta. Estipular um tempo de acesso até a arena e cumpri-lo à risca é algo que não pode sair da pauta do comitê organizador do Mundial, que recebe telefonemas (cobranças pesadas) da diretoria da Fifa de 15 em 15 dias. Em Pernambuco, a Cidade da Copa está no papel para ser o legado do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.

Principalmente o metrô, diga-se. Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que ficará a 700 metros do futuro estádio em São Lourenço da Mata, já está em franco processo de construção e deverá receber a grande maioria dos 46 mil torcedores a cada um dos quatro (ou cinco) jogos do Mundial no Grande Recife. A obra está prevista para acabar em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 subsedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.

Hoje,o tempo do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera na estação e o percurso, é de 1 hora e 15 minutos. Muito alto. A meta é tentar fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta - exceção feita à conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Além do metrô, o estádio também está programado para receber o movimento tradicional no Recife para jogos de futebol, via carro - já inflado. O estacionamento tem capacidade para seis mil veículos e o tempo médio entre o Marco Zero e a arena (19 quilômetros) é de 30 minutos. Durante a Copa de 2014 é possível que sejam criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa. Depois disso, é melhor pensar em andar de metrô mesmo.

Em novembro do ano passado, em visita ao Recife, o consultor em transportes da Fifa, o belga Phillipe Bovy, afirmou, em entrevista ao Diario, que a entidade dispõe de um estudo que indica que o número de ingressos vendidos para os torcedores estrangeiros em 2014 poderá chegar a até 60% do total. Trazendo essa dado para Pernambuco, significa dizer que 27.728 bilhetes de cada partida deverão ser comercializados apenas para os turistas de fora do país. Daí, a necessidade imediata de melhorias na sinalização do metrô, com informações em português e inglês.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Juliana Sena disse... 16 de junho de 2010 às 11:35

Com ações como esta tomamos força para lutar em pról da retomada pelo Poder Público, das ferrovias do Brasil. No Paraná, a Ferroeste que estava privatizada foi retomada pelo Governo e agora está prestes a se tornar Ferrosul, englobando os Estados do Codesul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Estamos na luta.

 
Top