Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Maria Fumaça de Guararema SP ainda sem data para circular
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
A agência diz que o processo está pronto, mas ainda falta o cumprimento de algumas exigências A Maria Fumaça 353, conhecida como Velh...
A agência diz que o processo está pronto, mas ainda falta o cumprimento de algumas exigências

A Maria Fumaça 353, conhecida como Velha Senhora, do modelo Baldwin da década de 20, está estacionada em uma garagem na estação central de Guararema, e não deve sair de lá tão cedo. Isso porque o tão aguardado passeio cultural até Luís Carlos, idealizado para resgatar a história e o patrimônio da cidade, depende de uma outorga da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar, mas ainda não há previsão para o documento ser emitido. A agência diz que o processo está pronto, mas ainda falta o cumprimento de algumas exigências para que a locomotiva inicie as atividades.
  Até agora, a autorização para que composição circule só aconteceu em datas específicas, uma delas no último dia 9 de setembro, durante a inauguração da revitalização de Luís Carlos, parte da programação de aniversário de Guararema.

 Segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o pedido já foi protocolado no órgão federal e está em tramitação. Além da ANTT, a MRS Logística, que detém a concessão dos trilhos, também acompanha o trâmite da autorização para que os passeios sejam feitos, já que no trecho há circulação de trens de carga.

“Falta formalizarmos estas questões administrativas para que os passeios comecem para a população. As autorizações que tivemos até agora foram emitidas de forma temporária para datas muito específicas e não podemos circular. Enquanto o trâmite não avança, os carros estão estacionados na Estação Central de Guararema e não temos previsão de quando devem sair de lá”, disse Bruno Sanchez, diretor-secretário da ABPF. A MRS informou em nota que apenas a ANTT é que libera a autorização e que, eventualmente, participa “colaborando com estudos técnicos, visitas ou análises, quando a ANTT solicita”. (Jamile Santana - Especial para O Diário)

Fonte: O Diário de Mogi das Cruzes

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top