Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Acidente em Cubatão SP
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  Após acidente, equipes da Cetesb tentam conter vazamento de combustível de trem De A Tribuna On-line Funcionários da Companhia ...
 
Após acidente, equipes da Cetesb tentam conter vazamento de combustível de trem
De A Tribuna On-line
Funcionários da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) trabalham para conter o vazamento de aproximadamente 8.000 litros de combustível do tanque de um dos trens que colidiram frontalmente na manhã desta sexta-feira (31), na ferrovia da Avenida Tancredo de Almeida Neves, no trecho do bairro Vila São José, em Cubatão. Dois maquinistas ficaram feridos, mas foram socorridos e já foram liberados.
 Segundo o engenheiro da Companhia Enedir Rodrigues, os vagões estavam carregados de açúcar e milho e o vazamento de óleo diesel foi causado pelo rompimento no tanque de combustível . "Foram 8 mil litros de óleo que vazaram. Esse vazamento atingiu o sistema de drenagem de águas pluviais da Avenida Nove de Abril. Esse sistema é responsável por recolher a água da chuva e levá-la para uma galeria subterrânea".
Ainda de acordo com Rodrigues, esse vazamento teria capacidade para contaminar a água da região, mas a Cetesb trabalha com agilidade para evitar que o óleo se espalhe. "Estamos colocando barreiras de contenção e providenciando um caminhão a vácuo para fazer a remoção desse óleo diesel. Pode acontecer um incêndio, uma explosão e, por isso, vamos fazer o trabalho o mais rápido possível. A operação deve levar o dia todo e a segurança dos moradores está garantida", afirma.
 Em nota, a Cetesb afirma que as locomotivas carregavam milho e açúcar, produtos que foram derramados no mangue (não há informação relacionada à quantidade). O vazamento de combustível afetou um trecho de 500 metros do sistema de drenagem. Segundo o engenheiro, caminhões da Suatrans, Petrobras e Multilixo estão trabalhando para recolhimento do óleo gerado.
Acidente
 De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu às 7h45 e os dois maquinistas, um de cada veículo, ficaram feridos. Um carro passava pela pista adjascente na hora, mas conseguiu escapar e o motorista saiu ileso. Duas pessoas que caminhavam próximo à ferrovia, conseguiram pular antes da colisão e também não foram atingidas.
 Com o impacto, um poste foi derrubado e teve a fiação espalhada com a queda. De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), pelo menos dois mil usuários do bairro estão sem energia elétrica.
 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local para prestar socorro e encaminhou os maquinistas ao Pronto Socorro Municipal. De acordo com a Prefeitura, um deles entrou em estado de choque e foi levado ao Hospital Municipal, mas já foi liberado. O outro condutor também recebeu alta médica.
Empresas responsáveis se posicionamA ALL, responsável pelos trens acidentados, informa que está apoiando a MRS Logística, concessionária que administra o tráfego no trecho, para averiguar as causas da ocorrência e tomar as providências necessárias no local o quanto antes.
Em nota, a MSR informou que será conduzida uma investigação mais aprofundada junto à ALL para invesigar a causa do acidente. Ainda assim, a empresa reportou que a análise inicial dos registros de sinalização e de comunicação no trecho indicou que não houve qualquer anomalia no sistema de controle de tráfego ou na via férrea.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/cidades/ap%C3%B3s-acidente-equipes-da-cetesb-tentam-conter-vazamento-de-combust%C3%ADvel-de-trem-1.412138

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top