Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Museu Ferroviário em Araraquara é opção de lazer para o fim de semana
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, em Araraquara (SP), abre neste domingo (26), das 10h às 14h. O funcionamento faz p...
 
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, em Araraquara (SP), abre neste domingo (26), das 10h às 14h. O funcionamento faz parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Fundart que a cada domingo tem um dos museus da cidade aberto para visitação gratuita. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX.

O objetivo do museu é mostrar parte da história de Araraquara, que cresceu e se desenvolveu com a chegada da ferrovia. São expostos vários tipos de objetos, como ferramentas e material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA), como livros, cadernos, relatórios, listas de compras, estatutos e carteirinhas de ferroviários.

As ferramentas são das oficinas, objetos dos vagões, como luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões e lanternas. Na antessala podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, uniformes de ferroviários, uma foto com mais de 200 operários tirada em 1932 e uma televisão com imagens da estação e da Cia. Paulista.
O saguão superior conta com a Sala dos Ferroviários, um auditório e um Salão Principal, que há um painel de 7,5 metros que conta, em uma linha do tempo, a história da ferrovia, década a década, de 1830 até a atualidade.

O funcionamento normal do Museu é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3332-3739.

Serviço
O quê: Exposição do Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
Quando: das 10h às 14h
Onde: Rua Antônio Prado, s/n, Centro
Entrada: gratuita

Fonte: G1
Publicada em:: 26/10/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top