CFVV CFVV Author
Title: CFVV FECHA PARCERIA COM ABOTTC PARA LANÇAMENTO DE PROJETO EXPRESSO VALE VERDE.
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Uma entidade reconhecida por congregar e representar com excelência os interesses das operadoras de trens turístico-culturais em âmbito naci...

Uma entidade reconhecida por congregar e representar com excelência os interesses das operadoras de trens turístico-culturais em âmbito nacional e internacional. Difusora de uma nova cara para o transporte ferroviário de passageiro no país, que atente tanto para a preservação, quanto para a revitalização dos trechos em atividade e os desativados.

A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, ABOTTC foi fundada em 2000 e sediada em Campos do Jordão (SP). A entidade surge da necessidade que as operadoras de trens com fins turístico e cultural tinham de unificar o setor promovendo a troca de informações entre as operadoras e dando visibilidade para o setor frente ao restante do mercado turístico nacional e internacional.

Entre 2000 e 2003 a entidade apoiou e realizou em parceria com o Movimento de Preservação Ferroviária diversos eventos sobre preservação e revitalização ferroviária no País com abrangência regional e nacional. A partir de maio de 2004 a sede da entidade foi transferida para a Rua Cosme Velho, 513 Bairro Cosme Velho na cidade do Rio de Janeiro.

E Associação teve seu Estatuto modificado e legalizado através da constituição de uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, esta decisão foi tomada a medida que entendeu-se que as operadoras para fins turístico-culturais também tinha como caráter essencial a preservação e revitalização do patrimônio ferroviário nacional o que torna as ações desempenhadas pela ABOTTC não só de interesse das operadoras, mas de toda a sociedade.

O biênio 2004-2006 foi presidido por Sávio Neves, Diretor executivo do Trem do Corcovado (RJ) e por Anderson Pacheco – Diretor da Serrambi Turismo que coordena o Trem do Forró (PE).

A diretora foi composta por Adonai Aires, Diretor da Serra Verde Express (PR); por Jair Baruffi representante da Giordani Turismo que opera o Trem do Sul (RS); por Berenício Carvalho que representa a Maria Fumaça que liga São João Del Rei a Tiradentes (MG) e por José Francisco que representa a Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP).

No biênio 2006-2008 esta sendo presidida por Sávio Neves (Trem do Corcovada) e vice presidida por Adonai Aires Filho (Serra Verde Express).

A entidade buscando englobar todo o setor convidou a ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária que opera seis trens turístico-culturais dentre eles: Trem das Águas (MG), Trem da Serra da Mantiqueira (MG), Viação Férrea Campinas – Jaguariúna (SP), Trem dos Imigrantes (SP), Trem das Termas (SC) e Trem da Serra do Mar (SC) que estão representados junto a ABOTTC por Geraldo Godoy, relações públicas da ABPF.

A atual gestão anterior ABOTTC também se preocupou em incluir os bondes que são utilizados para fins turístico - culturais sendo atualmente membros da entidade o Bonde de Santa Teresa (RJ), representado pelo Diretor do Sistema de Bondes Ramiro Nascimento e os Bondinhos do Complexo Monte Serrat (SP) representado por seu Diretor Paulo Vallejo.

Como se pode ver a ABOTTC é voltada para os mesmos objetivos que o CFVV e irá trazer um grande avanço para nossos ideais. Esta proximidade até pelo fato de Sávio Neves ser o nosso Presidente de Honra, fortalece inexoravelmente nossas expectativas. Este é o ano de tornarmos nossos sonhos uma realidade.
Cesar mori Junior
Presidente do CFVV

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top