CFVV CFVV Author
Title: Projeto pode transformar Lavras em pólo de museus no Estado de Minas Gerais
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
02-07-2010 08:45:30 O município de Lavras poderá se tornar em breve um pólo regional de museus no Estado de Minas Gerais, graças à uma inici...

02-07-2010 08:45:30

O município de Lavras poderá se tornar em breve um pólo regional de museus no Estado de Minas Gerais, graças à uma iniciativa da coordenadoria de cultura e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que prepara um projeto museográfico e museológico para o Museu Bi Moreira (foto)

O primeiro passo para essa empreitada foi dado recentemente com a aprovação do projeto junto ao Ministério da Educação, que liberou uma verba de mais de R$ 60 mil para a sua realização. A licitação para a contratação de uma empresa especializada para execução do plano deverá ser feita em até um ano.

Um relatório feito pela professora Maria Letícia Julião, responsável pela Superintendência de Museus de Minas Gerais, no acervo do Bi Moreira, mostrou falhas que comprometem a unidade temática da instituição, mostrando caminhos que podem levar a um desmembramento das peças, criando desta forma espaços museológicos e centros de memória em unidades específicas do campus da Ufla.

De acordo com o coordenador de cultura da Ufla, professor José Silvério Coelho, a proposta é dar uma identidade a instituição, no sentido de melhor adequar seu acervo, a exemplo do que acontece com outras universidades brasileiras.

“Esse projeto tem a função de discutir conceitualmente a função do museu. A exemplo de outras universidades do país, que possuem redes de museus e centros de memória, a Ufla também deve caminhar neste sentido. O plano é criar uma rede de museus universitários dentro do campus lavrense. Precisamos que a sociedade e os poderes instituídos apõem essa iniciativa”, disse.

Histórico

Fundado em 1949 pelo jornalista, museólogo, poeta, folclorista e escritor Silvio Amaral Moreira (1912-1994), o Museu Bi Moreira foi adquirido pela então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1982. O acervo da instituição é constituído por cinco mil peças que traduzem a história e os costumes da sociedade de Lavras e da região.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top