CFVV CFVV Author
Title: Seminário discutirá patrimônio ferroviário na região e revitalização do circuito para turismo
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Acontecerá dia 28 de agosto de 2010 em Lavras e vai terminar no dia 29 , com uma visita técnica à todas as estações das cidades envolvidas...


Acontecerá dia 28 de agosto de 2010 em Lavras e vai terminar no dia 29, com uma visita técnica à todas as estações das cidades envolvidas no PROJETO EXPRESSO VALE VERDE. Será o 1º Seminário Regional de Preservação e revitalização do Patrimônio Cultural Ferroviário do vale verde alto do Rio Grande. A iniciativa é do CFVV- Circuito Ferroviário Vale Verde, ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais - MPF - Movimento de Preservação da Ferrovia, com apoio das Prefeituras do Circuito, da Secretaria estadual de Turismo. A proposta é de aproximar para o diálogo, os diversos setores que têm interesse na causa da preservação do patrimônio ferroviário para solucionar o problema gigantesco em que se transformou a extinção da antiga RFFSA.
PARTE DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO LOCAL:
ROTUNDA DE RIBEIRÃO

ANTIGAS OFICINAS DE LAVRAS

Com o interesse já divulgado na implantação de um trem turístico pelo CFVV e na instalação de um centro cultural multiuso ou (centro de convenções), no espaço da antiga oficina da Rede em Lavras pela prefeitura de Lavras e UFLA -Universidade Federal de Lavras. Ainda a criação de um Museu ferroviário que poderá ter um convênio assinado neste evento inclusive. Este evento servirá também para que inicie uma discussão das formas de participação dos municípios e da sociedade civil na apropriação das edificações abandonadas para a causa da cultura e do turismo. Uma vez que o IPHAN já assinalou que vai entregar o patrimônio abandonado da RFFSA para os municípios interessados alguns ainda este ano! O CFVV é um grande interessado no sucesso da restauração do patrimônio ferroviário abandonado na região e deseja ve-lo renovado e a serviço do turismo e da cultura.

Durante este dia, participarão do seminário e debates representantes de diversas entidades e as Prefeituras que estão envolvidas nesta delicada questão: (Preservação e revitalização ferroviária). Também os membros do circuito Ferroviário vale verde, universidades, empresários entre outros.

Estarão presentes os prefeitos envolvidos no projeto ferroviário para a assinatura do convênio com a OSCIP ABOTTC que é parceira do CFVV no projeto EXPRESSO VALE VERDE. Estarão presentes portanto o presidente da ABOTTC - Sávio Neves Filho, o Vice presidente da ABOTTC - Adonai Arruda Filho, diretor comercial da SERRA VERDE EXPRESS. O presidente da MPF professor Victor José Ferreira, o Presidente do CFVV César Mori Junior, possível participação da abertura e solenidade de assinatura de convênio da Secretária estadual de turismo, Érica Drumond. A FCA - Ferrovia Centro Atlântica também estará presente, com a gerencia de trens turísticos da FCA, apresentando a experiência da empresa nesta área, apresentado pelo seu gerente Luiz Fernando Martins e Cassia T. Almeida. Outras personalidades do setor ferroviário poderão estar presentes como: ABPF com Geraldo Godoy, Amigos do Trem com Paulo Nascimento, Trem de Rio acima com Flávio Iglesias, IER- Instituto Estrada Real, e muitos outros atuantes no turismo ou preservação ferroviária. Alguns apenas virão como convidados, outros trarão sua experiência com trens turísticos para apresentarem no seminário.

Informe do CFVV - 2010 estamos de visual novo!!!


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top