CFVV CFVV Author
Title: Projeto valoriza trens turísticos
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
20/07/2010 - Agência Sebrae de Notícias Trem do Corcovado (RJ) leva turistas até o Cristo Redentor Embarcar para uma viagem em trens antigos...

20/07/2010 - Agência Sebrae de Notícias

Clique para ampliar
Trem do Corcovado (RJ) leva turistas até o Cristo Redentor

Embarcar para uma viagem em trens antigos que percorrem paisagens deslumbrantes, passam por cenários da história brasileira ou ressaltam características culturais. Valorizar esse itinerário turístico é a proposta de um projeto que visa a recuperar linhas como a do Trem do Corcovado (RJ), Trem do Pantanal (MS), o Trem do Forró (PE) e o Trem da Serra do Mar (SC).

No total, são 24 linhas que serão recuperadas ou revitalizadas também nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, dentro do projeto “Desenvolvimento da Competitividade e Gestão das Operadores e Empreendimentos de Trens Turísticos”, uma parceria entre o Sebrae e Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

Representantes de entidades como o presidente da Federação Nacional dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Alexandre Sampaio, o vice-presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Eraldo Alves da Cruz, representantes de prefeituras e profissionais de turismo foram convidados, segunda-feira (19), para conhecer mais detalhes do projeto, em reunião no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) do Sebrae, na praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.

“Neste momento de retomada, em que o País vai receber uma sequência de eventos como a Copa e os Jogos Olímpicos, esse convênio vai propiciar um avanço desse segmento turístico. Essa é mais uma grande oportunidade para cumprir sua missão”, avaliou o diretor técnico do Sebrae no Rio de Janeiro, Evandro Peçanha. “O País tem muito a ganhar com os trens turísticos, com a valorização de diversos aspectos culturais e promoção do desenvolvimento”, ressaltou o presidente da ABOTTC, Sávio Neves.

O projeto conta com um orçamento de mais de R$ 2 milhões e o calendário de trabalho prevê uma série intensa de atividades para os próximos dois anos, como oficinas de gestão, consultorias, pesquisa diagnóstica dos empreendimentos e mensuração dos resultados. As ações do projeto serão norteadas pela necessidade de articular os diferentes atores, como empresários, dirigentes e profissionais do turismo para a necessidade de modernizar a atividade, com foco na qualidade empresarial.

A estimativa do setor de turismo é que existam cerca de 700 empreendimentos nos pontos de paradas, estações de embarque e desembarque no entorno, o que envolve também agregar produção associada como artesanato, souvenir e gastronomia.

“Este é um projeto de valorização da arquitetura, turismo e das vivências. Além de estimular os pequenos negócios, que vão ganhar mais qualificação, representa também a inclusão de muitos trabalhadores como Empreendedores Individuais. As viagens de trens são muito atrativas e podem contribuir significativamente para um maior desenvolvimento do ambiente econômico local”, ressaltou o gestor do projeto pela ABOTTC, Luiz Carlos Barboza.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top