CFVV CFVV Author
Title: SEMINÁRIO EM LAVRAS SERÁ DIA 28 DE AGOSTO PRÓXIMO
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Caros Amigos o seminário de Preservação e revitalização Ferroviária de Lavras organizado pela ABOTTC , MPF e CFVV , será realizado no dia 28...

Caros Amigos o seminário de Preservação e revitalização Ferroviária de Lavras organizado pela ABOTTC , MPF e CFVV, será realizado no dia 28 de agosto de 2010 na cidade de lavras. Será o primeiro seminário desta natureza na região do Vale Verde e Alto do Rio Grande. Devido ao grande acervo abandonado após a extinção da Antiga Rede ferroviária Federal, a maioria das construções da rede na região foram se deteriorando com o tempo, com a ajuda do descaso, de depredações causadas por Vândalos e saqueadores, que levaram toda sorte de materiais, peças, Acessórios e tudo que puderam carregar. O que não era possível carregar foi desmontado, cortado em partes e retirado do local mesmo com o dia claro segundo testemunho de pessoas que presenciaram este ato criminoso. A RFFSA em Lavras mantinha uma escola profissional ao lado das oficinas de manutenção de Locomitivas e de onde se sabe construiram até mesmo vagões e carros de passageiros. Esta escola foi responsável pela formação profissional de milhares de pessoas que hoje habitam a região e muitos pelo Brasil afora, outros tantos já não estão em nosso meio, mas graças a ela edificou-se uma sociedade digna e promissora na cidade de Lavras e na região.
Devido a falta de respeito por uma sociedade hoje diferente daquela que viveu nesta época, perdeu-se grande parte deste acervo, da memória de uma passado glorioso e cheio de histórias de sucesso e esperança. O que nós do CFVV estamos lutando para realizar e reconstruir este cenário de grandeza, de glória e sobre tudo de contribuição social para os municípios que dele participam.

De forma que no dia 27 de agosto, portanto, um dia antes e não mais na abertura do seminário, será realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre a ABOTTC, CFVV, Prefeituras e todos os parceiros que neste dia forem entre si acordarem este convênio de comum acordo para a preservação e revitalização ferroviária do Vale Verde proposta pelo CFVV.

Poderá também ser assinado entre a Prefeitura de Lavras e o SESEF – SERVIÇO SOCIAL DAS ESTRADAS DE FERRO, autarquia vinculada ao Governo Federal do Brasil / Ministério dos Transportes, instituída pela Lei Federal, que tem como objetivo a cooperação técnica entre estas partes e intercâmbio para várias ações e programas sociais, incluindo a implantação de Museu Ferroviário.

No dia 29 de agosto, domingo e um dia após o seminário, será realizado uma visita técnica no acervo ferroviário local mais importante e mais próximo do evento. Devido a distância e o pouco tempo disponível dos visitantes que farão esta visita, ontem realizamos uma vistoria do setor mais distante para avaliarmos a viabilidade do mesmo. O objetivo era torna-lo o menos cansativo possível. De forma que a visita técnica será somente no eixo entre Lavras e Ribeirão Vermelho, iniciando o trajeto as 8:00 horas da manha de domingo em Ribeirão Vermelho e terminando as 11 horas em Lavras, onde iremos visitar o complexo da Ferroviário local e terminando na feira de artesanato na praça augusto silva de lavras. As vagas serão limitadas e distribuídas no seminário apenas para os visitantes de fora do município interessados, em número de 15 vagas, 12 para os visitantes e as 3 restantes para o CFVV. Nada impede que os demais nos sigam em seus veículos.

Nós desejamos que todos os nossos leitores que possam neste dias estarem presentes em nosso evento, que venham prestigiar e prestar seu apoio pessoalmente. Sendo um protagonista deste episódio de nossa história, em que decidimos pelo basta para com o descaso com o patrimônio ferroviário.

A diretoria do CFVV agradece o apoio de todos e indica o Site da MPF como local onde irão encontrar a inscrição e local para o nosso seminário, claro que o link para a MPF estará aqui em nosso blog.

obrigado a Direção

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top