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Title: Projeto prevê a volta do Trem da Mata Atlântica (PROJETOS DE TRENS TURÍSTICOS)
Author: Lavras Além do Tempo
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Passeio turístico de trem pode voltar a ser atração na Costa Verde; projeto da TurisAngra está sendo finalizado divulgação Visual: Trem pas...

Passeio turístico de trem pode voltar a ser atração
na Costa Verde; projeto da TurisAngra está sendo finalizado

divulgação
Diário OnLine
Visual: Trem passa por trechos intocados de Mata
Atlântica, com paradas para banhos de cachoeira

Angra dos Reis

O trem que até 1996 funcionou turisticamente percorrendo trechos da Mata Atlântica, de Angra dos Reis a Lídice - distrito de Rio Claro - deve voltar a funcionar no início do próximo ano, como pretende a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra).
A TurisAngra está elaborando o projeto que visa reativar o passeio turístico de trem entre os municípios da Costa Verde, paralisado desde que fortes chuvas danificaram a linha. Segundo o presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira, o objetivo é que o projeto seja desenvolvido em parceira com a prefeitura de Angra dos Reis, através da TurisAngra, FCA (Ferrovia Centro Atlântica - empresa que opera a ferrovia na região), Ministério do Turismo e Governo Federal.
“O projeto está sendo finalizado. A idéia é que em parceira com a Embratur, a FCA e o governo federal, possamos recuperar o programa”, disse.
Segundo Oliveira, há cerca de um ano e meio a Agência Nacional de Transportes criou uma normativa especial para trens turísticos, o que possibilita a reativação do programa. “Com isso, começamos o entendimento com a FCA para restabelecer o projeto que está em fase final”, afirmou Oliveira. Segundo o presidente da entidade o projeto voltaria nomeado como Trem Turístico Cultural da Mata Atlântica. A reativação total do programa está orçada em torno de R$1,200 mil, já que será necessário recuperar também os carros de passageiros, além de uma locomotiva que deverá ficar a cargo da FCA.

ACIDENTE - “O trem parou porque houve um acidente com as chuvas em março de 96, em que a ferrovia ficou interrompida. Houve também a privatização da FCA e quando quisemos reativar a ferrovia, não havia contrato para transportar passageiros, só carga. O trem ficou aqui quase dois anos, mas não houve possibilidades de reverter o processo antes”, lembrou.

OBS: dentro do Contrato de concessão entre o Governo Federal (ANTT) e as Operadoras de Carga pela Ferrovia, havia sim uma resolução prevendo o tráfego de trens passageiros desde aquela época, mas a maioria das pessoas ignorava isto. É o tipo de referencia que passa despercebida e não é comentada em qualquer contrato. A resolução 359 Diz:A Resolução da ANTT nº. 359 de 26/11/03 e do Contrato de Concessão de transporte público ferroviário celebrado entre a União, por intermédio do Ministério dos Transportes (MT) e a Empresa FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA (FCA), no dia 28/11/1996, em sua Cláusula Nona, item 9.1, Inciso XX, onde é claro o termo que permite a passagem de dois pares de trens de passageiros por dia e de acordo com o Decreto n° 1.832, de 4 de março de 1996, que aprova o Regulamento dos Transportes Ferroviários. O seu artigo 34 é incisivo ao prever: “Os trens de passageiros terão prioridade de circulação sobre os demais, exceto os de socorro”. E que deve ser respeitada pois faz parte do contrato de concessão.
Hoje a reativação tem como objetivo “fazer a recuperação da memória do trem e do próprio passeio turístico ecológico”, como afirmou Oliveira. A estimativa é que até julho deste ano seja fechado o processo que visa reativar o trem. “É um cronograma fácil para que esse trem possa voltar a funcionar e estimamos que isso aconteça no verão, no início de 2006”, destacou. Segundo Oliveira, os contatos sobre o projeto já foram feitos junto à Embratur, além do programa também já ter apoio do deputado estadual Carlos Santana (PT).

RESGATE - O trem da Mata Atlântica fazia parte do programa denominado “Um passeio de trem no coração da Mata Atlântica”, que iniciou em 1992, ano da Eco 92. As atrações era o visual dos 46 quilômetros de subida da Serra, que começava do pátio da ferrovia em Angra dos Reis até a estação do Alto da Serra, em Lídice. “No trajeto os turistas se deslumbravam com as belezas naturais”, como afirmou Oliveira. Conhecedor do percurso, Oliveira disse que no roteiro o trem passava por 15 túneis, pontes construídas em pedras, cachoeiras e partes intactas da Mata Atlântica.
“Eram 660 metros de altura, de onde se podia deslumbrar a Baía da Ribeira. Quando o tempo nublava e o trem passava tínhamos a sensação de passear entre as nuvens”, detalhou Oliveira.
Segundo Oliveira, nesse período o trem chegou a transportar 154 mil passageiros, com passeio que saía de Angra às 10horas e retornava às 16h30min, aos sábados, domingos e feriados. O trem turístico transportava até 200 passageiros por viagem, e ainda havia um restaurante a bordo. Segundo Oliveira, em valores atuais, as passagens custavam R$80,00 por pessoa. A viagem contava ainda com guias especializados que durante o percurso contavam as estórias sobre os trilhos e a ecologia.
“A característica principal era que, como é uma região de montanha e o trem era virado lá em cima, quem subia sentado do lado direito voltava do lado esquerdo. Assim os passageiros sempre viam as atrações dos dois lados da estrada, como as cachoeiras”, lembrou.
Segundo Oliveira o trajeto turístico já foi matéria de vários jornais, inclusive internacionais, como foi publicado pela revista americana “Times”, como um dos roteiros turísticos mais interessantes no Brasil. “Chegamos a sair na contra capa da revista Times. Na Eco 92, tivemos inclusive que colocar muitos trens em horários extras para atender a demanda de turistas estrangeiros. Chegamos a trafegar durante 27 dias no mês”, contou Oliveira, ressaltando ainda que o trem empregava diretamente 47 pessoas.

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Unknown disse... 2 de fevereiro de 2017 às 06:41

Saudades de um passeio que fazia de lavras para barra mansa o Brasil parou no tempo toda a Europa se desloca de trem

 
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