CFVV CFVV Author
Title: Ecoturismo e Turismo Rural - Carrancas
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Com altitude média de 1060 metros e mais de 700 quilômetros quadrados de serras, Carrancas é o que se poderia dizer "Terra das Cachoeir...

Com altitude média de 1060 metros e mais de 700 quilômetros quadrados de serras, Carrancas é o que se poderia dizer "Terra das Cachoeiras". Seus rios de águas límpidas despencam em quedas espetaculares. Chegar até elas é reviver um pouco a sensação dos antigos bandeirantes. De repente surgem... majestosas, deslumbrantes...



Poço das Esmeraldas

Várias trilhas levam os visitantes aos pontos turísticos de Carrancas. O ideal é percorrê-las a pé ou cavalgando. Qualquer roteiro pelas montanhas é garantia de horas de lazer e contato íntimo com a natureza do local. A todo momento é possível cruzar um rio, um córrego e se refrescar. Cerca de 90% das nascentes e cachoeiras estão dentro de propriedades particulares, o que torna imprescindível a presença de um guia. Na cidade é grande a preocupação com a preservação de seu patrimônio maior: a natureza. O turista é muito bem-vindo, mas deve respeitar o equilíbrio ecológico de Carrancas.

Um capítulo a parte na lista de atrações são as fazendas antigas. Estão por toda parte, em número considerável e algumas já se transformaram em hotéis-fazenda. O turismo rural toma força na região, oferecendo mais uma opção de lazer, afinal não é todo dia que se pode acordar com o canto dos pássaros, tomar um leite ao pé da vaca e saborear as delícias da autêntica cozinha mineira, preparada em velhos fogões à lenha. As fazendas também oferecem passeios a cavalo pelas cachoeiras e mirantes vizinhos, o que pode proporcionar um dia inteiro de aventura. à noite, para descansar o corpo, nada melhor que tomar um cafezinho e prosear na varanda, ouvindo os casos e estórias do campo. Um céu repleto de estrelas vai completar o cenário.

Poço do Tira-Prosa

Escorregador natural da Zilda

Há muito o que ser descoberto em Carrancas. O demanda gerada pelo turismo incentiva o mapeamento de novas trilhas pelos campos e serras, alcançando mirantes até então pouco visitados. A formação geológica favorece a existência de grutas e cavernas, o que requer um levantamento por profissionais, visando sua possível abertura à visitação pública.

Carrancas é palco privilegiado. Seu clima é por si só mais um convite para os que buscam a descoberta de lugares e valores. Caminhadas, cavalgadas, rapel, canyoning, mountain bike, off-road, vôo livre, ou apenas contemplação e descanso... Faça a sua escolha! Os pescadores do velho rio São Francisco têm razão: a "carranca" é mesmo capaz de afastar os maus espíritos e o desânimo. As paisagens desta cidade mineira não os deixam mentir.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top