CFVV CFVV Author
Title: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
19/04/2010 Na próxima segunda-feira (26), a secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) entrega ao governo de São Paulo o relatório prel...


19/04/2010

Na próxima segunda-feira (26), a secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) entrega ao governo de São Paulo o relatório preliminar sobre a viabilidade dos trens regionais da capital paulista para Santos e Sorocaba.

A via que será utilizada pelos trens ainda não está definida, mas a secretaria está conversando com a ALL para utilizar as mesmas linhas que a operadora. Segundo o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos e coordenador do estudo de vialibidade, João Paulo de Jesus Lopes, as linhas estão dentro da faixa da CPTM e não teria problema o uso, já que a ALL também utiliza trechos pertencentes à CPTM.

A ideia inicial é que os trens sejam operados pela CPTM, mas isso será definido em estudos posteriores. Assim como o tipo de trem e bitola. Uma das definições apresentadas por Lopes é que os trens devem circular com velocidade média entre 120 e 130 km/h.

“Os técnicos da secretaria e da CPTM estão fazendo diversas consultas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá sobre o material rodante e as novas tecnologias que permitam velocidades maiores”.

Em relação aos custos de implantação, João Paulo explica que devem variar de acordo com o trajeto definido. “Os valores podem ser correspondentes à implantação de uma linha de metrô ou até metade, vai depender do percurso adotado”.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anônimo disse... 11 de junho de 2010 às 13:16

quando começa as obras ???

Anônimo disse... 16 de dezembro de 2010 às 14:22

foi aprovado o projeto ???

Cesar Mori Junior disse... 16 de dezembro de 2010 às 14:36

Não tenho notícias se foi ou não aprovado, mas pela pressão que há para que se invista nas ferrovias novamente, acredito que em pouco tempo o Brasil estará novamente nos trilhos...

CFVV disse... 16 de dezembro de 2010 às 14:39

Não sei foi ou não aprovado, mas pelo pressão sobre o governo para que haja investimentos em ferrovias, não duvido que seja. Aliás, o governo já está investindo em trilhos e se tudo der certo o Brasil será um País sobre trilhos em breve.

 
Top