A cidade vem se firmando, nos últimos anos, como um pólo de atração para o ecoturismo e o turismo rural. Em seu território se encontram diversas atrações turísticas como montanhas, cachoeiras, uma Flora, fazendas, pesqueiros entre outras atividades que favorecem a realização de atividades turísticas dessa natureza.
Também existem atividades turísticas relacionadas à festejos como o 'Corpus Cristi', a Festa do Gado Leiteiro, o Carnaval, Festivais de Bandas, passeios ciclísticos, ralis etc.
Na cidade, atualmente, se encontra um passeio turístico no Trem da Serra da Mantiqueira que liga a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra da Mantiqueira, próximo à Garganta do Embaú, que foi palco de episódios militares durante a Revolução de 32.
Na cidade também pode se encontrar produtos típicos da região como doces e bebidas que trazem um aspecto gastronômico do interior aos turistas interessados em experimentar os sabores da culinária mineira do interior.
A localização da cidade, praticamente equidistante dos dois maiores centros geradores de demanda turística do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, faz da sua localização um ponto privilegiado para a construção de pousadas e estabelecimentos voltados ao turismo, o que se viu nos últimos anos. No período de inverno, o fluxo de turistas procurando pelo clima tropical de altitude, com temperaturas geralmente abaixo de zero graus Celsius, notadamente nas noites, e sem chuvas pronunciadas, aumenta e cria uma opção aos locais mais tradicionais de viagens de inverno. Algumas vezes é possível se ver formação de gelo no alto de suas montanhas, geadas nas áreas mais baixas e até algumas precipitações de neve já foram registradas nas montanhas mais altas.
- Trem da Serra da Mantiqueira (Maria Fumaça)
Locomotiva “Maria Fumaça” da marca Baldwin de 1929 e de número 332 que era utilizada rotineiramente nas viagens ferroviárias do século passado. Atualmente conduz uma composição num passeio turístico cujo roteiro inicia na histórica estação de Passa Quatro, com uma parada para compras na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Cel. Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, junto à entrada do túnel na divisa de MG/SP. Esta ferrovia foi inaugurada por D. Pedro II, no século XIX.
A ABPF - Associação Brasileira de Preservação da Ferrovia faz aqui um excelente trabalho na preservação e na revitalização da ferrovia, bem como em vários outros locais do brasil.
Postar um comentário
Boa tarde. Algumas observações:
- a locomotiva 332 de Passa Quatro não é de 1929 e sim de 1925;
- o segundo vídeo apresentado não é do trecho de Passa Quatro e sim do trem turístico partindo da Parada Ramon no trecho entre São Lourenço e Soledade de Minas.
Postar um comentário