11/09/2012
Foi anunciado nesta segunda feira (10/09) o período de manifestação de interesse da prefeitura de Porto Alegre para a implantação do metrô na capital gaúcha. As empresas deverão apresentar, até 12 de novembro, os estudos que irão complementar o conjunto de projetos técnicos desenvolvidos no processo da obra.
Os interessados deverão apresentar propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações. A seleção dos estudos apresentados pelas empresas possibilitará a elaboração do edital de licitação do projeto, que será uma Parceria Público-Privada (PPP), responsável pela obra e pela operação do sistema.
Segundo o prefeito da cidade, José Fortunati, será escolhido o formato mais qualificado para a demanda de Porto Alegre, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico.
O projeto está orçado em R$ 2,4 bilhões, o MetrôPoa deverá atender a demanda média de 310 mil passageiros. Serão 25 trens, com quatro carros cada, transportando em média 270 pessoas cada um.
Os critérios de seleção analisados pelo comitê gestor serão:
- Disponibilidade - Maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência);
- Eficiência - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento (informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque);
- Acessibilidade - Plena acessibilidade ao sistema (deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais);
- Atendimento - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário;
- Conforto - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços;
- Informação - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância;
- Segurança - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
Cronograma - Metrô Poa
- 8 de agosto - Publicação da medida provisória 575 no Diário Oficial da União, confirmando a modelagem financeira do MetrôPoa;
- 16 de agosto - Apresentação e aprovação do projeto no Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre;
- 10 de setembro - Lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI);
- 12 de novembro - Entrega das propostas pelas empresas;
- Primeiro trimestre de 2013 - Seleção do melhor estudo, audiência pública e publicação do edital;
- Terceiro trimestre de 2013 - Início das obras.
Foi anunciado nesta segunda feira (10/09) o período de manifestação de interesse da prefeitura de Porto Alegre para a implantação do metrô na capital gaúcha. As empresas deverão apresentar, até 12 de novembro, os estudos que irão complementar o conjunto de projetos técnicos desenvolvidos no processo da obra.
Os interessados deverão apresentar propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações. A seleção dos estudos apresentados pelas empresas possibilitará a elaboração do edital de licitação do projeto, que será uma Parceria Público-Privada (PPP), responsável pela obra e pela operação do sistema.
Segundo o prefeito da cidade, José Fortunati, será escolhido o formato mais qualificado para a demanda de Porto Alegre, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico.
O projeto está orçado em R$ 2,4 bilhões, o MetrôPoa deverá atender a demanda média de 310 mil passageiros. Serão 25 trens, com quatro carros cada, transportando em média 270 pessoas cada um.
Os critérios de seleção analisados pelo comitê gestor serão:
- Disponibilidade - Maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência);
- Eficiência - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento (informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque);
- Acessibilidade - Plena acessibilidade ao sistema (deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais);
- Atendimento - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário;
- Conforto - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços;
- Informação - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância;
- Segurança - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
Cronograma - Metrô Poa
- 8 de agosto - Publicação da medida provisória 575 no Diário Oficial da União, confirmando a modelagem financeira do MetrôPoa;
- 16 de agosto - Apresentação e aprovação do projeto no Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre;
- 10 de setembro - Lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI);
- 12 de novembro - Entrega das propostas pelas empresas;
- Primeiro trimestre de 2013 - Seleção do melhor estudo, audiência pública e publicação do edital;
- Terceiro trimestre de 2013 - Início das obras.
Postar um comentário
Postar um comentário