CCO de JF controla os trechos ferroviários operados pela MRS
Base de monitoramento teve R$ 5 mi de investimentos e ampliará
capacidade da ferrovia em 10%
Por Gracielle Nocelli
A MRS Logística inaugurou ontem em Juiz de Fora o Centro de Controle de Operações (CCO) do Tráfego Ferroviário do Brasil, base de monitoramento eletrônico que teve investimentos de R$ 5 milhões do total de R$ 300 milhões previstos para a implantação do sistema tecnológico de sinalização Communications Based Train Control (CBTC). A tecnologia será obrigatória nos Estados Unidos a partir de 2016. O restante dos recursos será destinado para compra e instalação de equipamentos de sinalização de campo e embarcados em locomotiva, infraestrutura em rede e sistema de comunicação de dados e voz. A inauguração do CCO contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Ivo Borges.
Com a nova tecnologia, a MRS quer ampliar a capacidade de transporte de carga em 10%. "É um projeto amplo e inovador, que envolve várias camadas de investimento. Através dele é possível ter uma visão de toda a malha ferroviária com o controle de todos os trens que estão em circulação", explica o gerente geral do CCO, Daniel Dias. Segundo ele, o centro irá operar de forma ininterrupta e permitirá o incremento da capacidade de transporte, além de oferecer maior segurança nas operações. No ano passado, a empresa transportou 152 milhões de toneladas de carga, sendo minério de ferro e grãos os principais produtos. A estimativa para este ano, conforme Dias, é que o volume aumente em mais de 3% até dezembro, atingindo 157 milhões de toneladas.
A MRS Logística é a concessionária das ferrovias que ligam Minas Gerais aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, detém 20% da frota nacional e é responsável por 32% do transporte ferroviário do país e 18% das exportações. De acordo com o presidente da companhia, Eduardo Parente, o novo centro também permitirá a diminuição de custos com combustível. Segundo ele, atualmente, o consumo anual gera despesa média de R$ 500 milhões, e a expectativa é de que este valor seja reduzido em 5%.
Além do consumo de combustível, o gerente geral do CCO, Daniel Dias, acredita que, com maior segurança, haverá diminuição dos casos de acidente nas ferrovias. "Em 2011, registramos média mensal de 27 acidentes. Em 2012, contabilizamos 24. Com o monitoramento eletrônico, estes números irão cair."
Monitoramento vai aumentar produtividade
Com a criação do Centro de Controle de Operações (CCO), todos os trechos ferroviários da MRS Logística serão controlados em Juiz de Fora, incluindo os da Baixada Santista e do planalto paulista que eram operados em São Paulo. Com atuação de 120 funcionários que passaram por treinamentos específicos durante quase um ano, o CCO irá trabalhar 24 horas por dia, de forma ininterrupta. O local, de acordo com o gerente geral Daniel Dias, foi projetado para proporcionar melhores condições de trabalho dos funcionários.
De acordo com ele, a simplificação do processo de operação permitirá o aumento da produtividade. "O painel antigo com quase 15 metros de comprimento foi substituído por cinco telas de computador. Antes num trecho de 50 quilômetros, eram executados quase 200 comandos. Agora, são necessários apenas dois cliques." Dias afirma também que, com a transmissão de informações em tempo real e a simplificação dos processos, o sistema permite que um número maior de paradas preventivas para manutenção seja programado e melhor planejamento de circulação dos trens.
Para o gerente geral, a implantação do CCO vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região. "Todo o sistema está concentrado na cidade, as operações partirão daqui. Aumentando o volume de trabalho, haverá geração de emprego." Atualmente, a MRS emprega mais de 6.500 colaboradores, sendo mil na sede juiz-forana.
Jornal : Tribuna de Minas 29 setembro 2012
Postar um comentário
Postar um comentário