23/05/2012 - Diário do Nordeste
Quatro consórcios apresentaram na manhã desta quarta-feira (23) à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) propostas para a construção e gerenciamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do trecho Parangaba-Mucuripe. A empresa deve oferecer os serviços especializados de gerenciamento, supervisão, fiscalização e apoio técnico às obras civis de implantação do VLT, além da adequação do Ramal de Carga durante a fase pré-operacional, fornecendo também apoio técnico e acompanhamento até o início da operação.
Participaram os consórcios Concremat/Setec (Concremat Engenharia e Tecnologia S.A e Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Limitada), Gerenciador VLT Engevix/Enprol (Engevix Engenharia S.A e Enprol Engenharia e Projetos Limitada), KL/Ebei/MK (KL Serviços e Engenharia S.A, Empresa Brasileira de Infraestrutura Limitada e MK Engenharia e Arquitetura Limitada) e Projetec/Comol/ATP (Projetec Projetos Ténicos Limitada, Comol Construções e Consultoria Moreira Lima Limitada e ATP Engenharia Limitada). O valor de referência, que é o valor máximo do pregão é de R$ 7.012.240,34.
A documentação será enviada à Seinfra para análise de Habilitação, em que será observado o cumprimento de diversos quesitos como regularidade fiscal e trabalhista. As empresas consideradas habilitadas serão convocadas, em data ainda não definida pela Secretaria, para apresentem suas propostas comerciais.
A obra
De acordo com a Seinfra, o ramal Parangaba-Mucuripe promete ser uma das grandes obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. O trecho será operado com seis VLTs e fará a conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em percurso elevado. A obra promoverá a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga para que seja utilizado para o transporte de passageiros.
As estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe, além das estações da Parangaba e Papicu, que possuem um projeto diferenciado por conta da integração com os terminais de ônibus. O trajeto do trecho Parangaba-Mucuripe passará por 22 bairros da Capital.
A Secretaria afirma que a obra deverá ser concluída até o início do segundo semestre de 2013, quando será utilizada por uma média de 100 mil passageiros por dia.
Quatro consórcios apresentaram na manhã desta quarta-feira (23) à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) propostas para a construção e gerenciamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do trecho Parangaba-Mucuripe. A empresa deve oferecer os serviços especializados de gerenciamento, supervisão, fiscalização e apoio técnico às obras civis de implantação do VLT, além da adequação do Ramal de Carga durante a fase pré-operacional, fornecendo também apoio técnico e acompanhamento até o início da operação.
Participaram os consórcios Concremat/Setec (Concremat Engenharia e Tecnologia S.A e Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Limitada), Gerenciador VLT Engevix/Enprol (Engevix Engenharia S.A e Enprol Engenharia e Projetos Limitada), KL/Ebei/MK (KL Serviços e Engenharia S.A, Empresa Brasileira de Infraestrutura Limitada e MK Engenharia e Arquitetura Limitada) e Projetec/Comol/ATP (Projetec Projetos Ténicos Limitada, Comol Construções e Consultoria Moreira Lima Limitada e ATP Engenharia Limitada). O valor de referência, que é o valor máximo do pregão é de R$ 7.012.240,34.
A documentação será enviada à Seinfra para análise de Habilitação, em que será observado o cumprimento de diversos quesitos como regularidade fiscal e trabalhista. As empresas consideradas habilitadas serão convocadas, em data ainda não definida pela Secretaria, para apresentem suas propostas comerciais.
A obra
De acordo com a Seinfra, o ramal Parangaba-Mucuripe promete ser uma das grandes obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. O trecho será operado com seis VLTs e fará a conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em percurso elevado. A obra promoverá a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga para que seja utilizado para o transporte de passageiros.
As estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe, além das estações da Parangaba e Papicu, que possuem um projeto diferenciado por conta da integração com os terminais de ônibus. O trajeto do trecho Parangaba-Mucuripe passará por 22 bairros da Capital.
A Secretaria afirma que a obra deverá ser concluída até o início do segundo semestre de 2013, quando será utilizada por uma média de 100 mil passageiros por dia.
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