16/05/2012
Quatro consórcios apresentaram propostas nesta terça-feira
(16/05) para a implantação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande, no Mato
Grosso. Os consórcios são “VLT Cuiabá” (CR Almeida/Santa Bárbara
Construções/ CAF Brasil/Magna Engenharia/Astep Engenharia); “Consórcio
Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”; “Consórcio Tranvia Cuiabá” (S/A
Paulista Construções e Comércio/T´Trans/ Isolux Projetos e Instalações
/Corsàn-Corviam Construcciòn/ Isolux Ingenierìa/Vossloh España/ Vossloh
Kiepe/Vetec Engenharia); e “Expresso Verde”(Engeglobal Construções/China
National Machinery Import & Export Corporation – CMC/Construtora
RV/Convap/ Três Irmãos Engenharia/Ecoplan).
A licitação é nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações
(RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos,
executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e
material rodante. A escolha do vencedor será de acordo a pontuação
final obtida – a proposta técnica tem peso de 60% e a de preço 40%.
O menor preço foi oferecido pelo consórcio “VLT Cuiabá”, no valor de
1,477 bilhão. O consórcio “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom” propôs
R$ 1,547 bilhão, seguido pelo consórcio “Tranvia Cuiabá”, com R$ 1,596
bilhão. O maior valor foi proposto pelo consórcio “Expresso Verde”, R$
1,850 bilhão.
Após o anúncio dos concorrentes, o secretário extraordinário da Copa
do Mundo, Maurício Guimarães, declarou que “as propostas ficaram um
pouco acima do esperado, mas o processo licitatório segue em andamento,
considerando também as propostas técnicas das empresas”. A expectativa
era receber propostas em torno de R$ 1,2 bilhão e o menor valor
apresentado, pela CAF, está R$ 200 milhões acima.
A próxima etapa será a avaliação das propostas técnicas. O resultado deve ser anunciado no dia 25 de maio.
Com dois trechos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o VLT será
implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de
Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel
Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de
integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600
metros entre um ponto e outro.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois
terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado
ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo,
dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Já o trecho Coxipó - Centro
terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11
estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
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