CFVV CFVV Author
Title: Greve nos trens e metrôs da CBTU pode ir a dissídio
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
23/05/2012 - Tribuna do Norte Metroviários e ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte e mais qua...

23/05/2012 - Tribuna do Norte

Metroviários e ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte e mais quatro estados prosseguem com a greve iniciada na semana passada. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Paulo Pasin, que representa os sindicatos dos funcionários ligados à CBTU, a paralisação por tempo indeterminado interrompe o transporte de passageiros em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Recife e na capital potiguar.

Segundo informações da Fenametro, na última semana, os grevistas se reuniram com a CBTU para tentar um acordo, mas a empresa manteve a posição de não mexer nos salários. Os trabalhadores da estatal pedem um reajuste salarial que reponha as perdas de 2011, além de benefícios como plano de saúde integral. Sem acordo entre as partes, as negociações podem ir a dissidio no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os metroviários e ferroviários querem reposição salarial de 5,1% e também cobram gratificação de desempenho por passageiro transportado, plano de saúde e adicional noturno. Em Natal, além das exigências nacionais, os metroviários querem que o efetivo total, de quatro trens, volte a operar. Atualmente, há um trem em circulação, e três aguardando manutenção. A estimativa é que, com a paralisação, 3.500 pessoas fiquem sem o serviço em Natal.

Após o início da greve dos metroviários, a escala com o funcionamento do sistema de trens urbanos operam com quatro viagens diárias, sendo a primeira saindo de Ceará-Mirim às 5h20 com destino a Natal, a segunda sai da Estação Natal, no bairro da Ribeira ás 06h42 em direção a Parnamirim, retornando para Natal às 07h32 e a última viagem é às 18h55, saindo da Estação Natal com destino a Ceará-Mirim.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top