ABAIXO: Locomotiva Baldwin da Dumont exposta              em 2004 na praça central da cidade. À direita, carro              de passageiros que pertenceu à ferrovia, e depois à              E. F. Perus-Pirapora, infelizmente apodrecendo em Cajamar, SP, em              2004 (Fotos Ralph M. Giesbrecht).
25/02/2011       
O Instituto de Cultura Democrática (IDC) fechou parceria com o  Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural para o  projeto de restauração da linha ferroviária e a criação de um circuito  de visitação na Estrada de Ferro Perus-Pirapora, em São Paulo. As  entidades buscarão incentivos fiscais através da Lei Rouanet, do  Ministério da Cultura, para restaurar locomotivas que fazem parte do  patrimônio ferroviário.
A Perus-Pirapora foi inaugurada em 1914 com uma tecnologia  ferroviária leve, que à época oferecia o atrativo de ter um custo de  implantação bem menor, devido à bitola estreita que empregava,  possibilitando ao trem fazer curvas muito fechadas, dispensando, assim,  túneis, viadutos e grandes movimentações de terra. A ferrovia era  responsável por transportar cal e cimento retirados das pedreiras da  região. Com pouco mais de 20 km de extensão, ligava a estação Perus da  antiga São Paulo Railway ao município de Cajamar. Os trens circularam  por 70 anos até 1983, quando a estrada foi desativada e tombada pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e  Turístico do Estado de São Paulo.
O plano visa à criação de um roteiro constituído por uma viagem de  trem, que proporcionará ao visitante a sensação de viajar em um  transporte ferroviário do século passado, em meio ao ambiente natural  preservado. Será construído um museu, dividido em estações temáticas,  que contam a história da ferrovia.
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