A  locomotiva nº 821, Baldwin (EUA), ano 1891, tipo 4-4-0, que pertenceu  à Rio Claro-São Paulo Railway, Cia. de E.F. do Dourado e Cia. Paulista de  E.F., preservada na Praça Brasil, em São  Carlos.Portal Fator Brasil
Uma locomotiva a vapor Baldwin, de 1891, será o  destaque do projeto do Trem Turístico de São Carlos, apresentado nesta semana em  Brasília (DF). O projeto, elaborado pela prefeitura de São Carlos (SP), Fundação  Pró-Memória e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), tem por  objetivo restaurar a locomotiva a vapor existente na cidade e implantar o  trajeto de um trem de turismo cultural (nas áreas urbana e rural), entre a  Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária de São Carlos) e a Estação Conde do  Pinhal, totalizando um percurso de cerca de 11,2 km quilômetros. Na primeira  etapa, o projeto prevê 1,2 km de extensão de trilhos. 
 “O projeto do Trem Turístico amplia a oferta  turística, assim como preserva e revitaliza o patrimônio ferroviário do  município”, afirma Ana Lúcia Cerávolo, diretora-presidente da Fundação  Pró-Memória. Ela esteve em Brasília juntamente com o assessor de Projetos  Especiais da Prefeitura de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo, para mostrar o  projeto ao Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário. O grupo é composto por  representantes dos Ministérios do Turismo e Transportes, Departamento Nacional  de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes  Terrestres (ANTT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Inventariança da Extinta Rede  Ferroviária Federal SA (RFFSA). 
 “O grupo de trabalho verificou que o projeto de  São Carlos é viável”, informou Azevedo. A cidade de Santa Maria (RS) também  participou com representantes do encontro, pois pretende implantar projeto  semelhante ao de São Carlos no município gaúcho, que recebe turistas uruguaios e  argentinos. 
 Restauração -Em janeiro, uma equipe de  especialistas em equipamentos ferroviários esteve em São Carlos para avaliar a  restauração da Maria Fumaça estacionada na Praça Brasil, na Vila Nery. Segundo a  equipe, a locomotiva está em bom estado de conservação e sua reativação é viável  apesar dos 120 anos de idade. A locomotiva Baldwin, fabricada em 1891, pertenceu  à Companhia Douradense, à Companhia Rio-Clarense e passou para a Companhia  Paulista, sendo doada pela empresa à prefeitura de São Carlos quando várias  máquinas a vapor foram destruídas. O processo de restauração está sendo  acompanhado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano  (Comdusc).
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