CFVV CFVV Author
Title: Santo André discute projeto de VLT até Guarulhos
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
21/02/2011 - Diário do Grande ABC Santo André finaliza ainda neste primeiro semestre o projeto funcional de mais um corredor sobre trilhos p...

21/02/2011 - Diário do Grande ABC

Santo André finaliza ainda neste primeiro semestre o projeto funcional de mais um corredor sobre trilhos para a região, desta vez ligando a cidade a Guarulhos, cortando a Zona Leste da Capital. Um dos possíveis modelos a serem adotados é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), espécie de metrô de média capacidade.

A ligação teria 30 quilômetros de extensão, saindo da região de Bom Sucesso/Cumbica, em Guarulhos, e passando pela Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, próxima ao futuro estádio do Corinthians e possível sede da Copa de 2014. A partir daí o traçado seguiria até Santo André.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município, Frederico Muraro, cerca de 180 mil moradores seriam beneficiados. "Nossa ideia é integrar o VLT com o Expresso Guarará e construir mais sete quilômetros de corredor de ônibus até o Terminal da Vila Luzita", destacou.

A integração seria feita na Estação Pirelli, uma das cinco previstas em solo andreense. Por ela, estima-se que circularão 32 mil passageiros por dia. Em toda a sua extensão, a linha atenderia 450 mil pessoas diariamente, de um total de 1,8 milhão de habitantes.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo será responsável pela execução da obra, que ainda não tem data para começar porque depende de captação de recursos. Procurada, a Secretaria afirmou que vê "com bons olhos" o projeto e acredita em sua viabilização.

O Grande ABC receberá outro corredor sobre trilhos, cujas obras devem começar em 2012. O projeto foi elaborado por São Bernardo e está orçado em R$ 3 bilhões. Terá 20 quilômetros de extensão e ligará a cidade a São Paulo, passando pelas divisas de São Caetano e Santo André.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top