CFVV CFVV Author
Title: ANTF debaterá a qualificação da mão de obra ferroviária
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
11/06/2012 - ANTF Com o crescimento dos investimentos no setor ferroviário, aumentou também a procura por mão de obra. O problem...
11/06/2012 - ANTF
Com o crescimento dos investimentos no setor ferroviário, aumentou também a procura por mão de obra. O problema é que faltam profissionais qualificados no setor, o que vem dificultando a implantação e desenvolvimento de novos projetos por parte das ferrovias.
Atividades de agente de estação, maquinista, mecânico de manutenção ferroviária, eletricista de manutenção ferroviária, mantenedor de via permanente e técnico em manutenção ferroviária de instrumentação industrial são as que apresentam maior déficit de pessoal capacitado. Isso sem falar em engenheiros ferroviários, que praticamente não existem mais no mercado.
As especificidades do mercado e as constantes inovações tecnológicas implantadas nas ferrovias exigem conhecimentos multidisciplinares dos profissionais que atuam no setor, o que torna indispensável a busca por uma especialização profissional.
Diante deste cenário, as concessionárias de ferrovias têm investido permanentemente em ações voltadas à formação e qualificação dos seus recursos humanos. Para tanto, buscam parcerias com entidades públicas e privadas, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que oferece cursos para a área ferroviária em diversas regiões do País. Além disso, as concessionárias também estão resgatando cursos de graduação, em especial o de engenheiro ferroviário.
Com o objetivo de manter o ritmo da formação de mão de obra em sinergia com o crescimento do setor ferroviário, em 2010, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em parceria com a Unidade de Educação Profissional e Tecnológica – UNIEP/Senai, elaborou cursos  que capacitarão mais de 7,1 mil alunos até o ano de 2014.
Para discutir a melhor maneira de implantação destes cursos, de forma a atender às necessidades das concessionárias, a ANTF, juntamente com representantes das concessionárias de ferrovias, realizará o Seminário “Formação de mão de obra ferroviária”, no dia 13 de junho. O encontro será na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília (DF), na sala de reuniões Otávio Cunha, e tem início previsto para as 9 horas e 30 minutos.
Programação do Seminário - 13 de junho de 2012
9h30 - 9h45: Abertura: Objetivos e Expectativas do Seminário ANTF
Presidente-Executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça
Coordenador do Comitê de Gente da ANTF, Tarcísio Horn
9h45 - 10h00: Objetivos e Expectativas do Seminário SENAI
Diretor de Operações SENAI , Gustavo Leal
Gerente –Executivo SENAI, Rolando Vargas Valejos
10h00 - 10h30:  1º Painel:  Resultados  e  Expectativas do setor Ferroviário quanto aos cursos de formação de mão de obra ferroviária do SENAI - O que se espera desta parceria  - Presidente-Executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça


10h30 12h30 2º Painel : Melhores práticas e parcerias já existentes das associadas com o SENAI
FTC: 10h30 – 10h45
MRS: 10h45 – 11h00
TLSA: 11h00 – 11h15
ALL: 11h15 – 11h30
FCA/FNS: 11h30 – 11h45
Vale – EFVM e EFC: 11h45 – 12h00
Debate no decorrer da apresentação
12h30-13h30: Almoço

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top