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Title: Valec estuda modelo open access para o Brasil
Author: CFVV
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11/06/2012 A próxima edição junho-julho da Revista Ferroviária traz uma entrevista exclusiva com o diretor-presidente da Valec, José Eduard...
11/06/2012

A próxima edição junho-julho da Revista Ferroviária traz uma entrevista exclusiva com o diretor-presidente da Valec, José Eduardo Sabóia Castello Branco. O executivo atualizou a situação das obras da Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que estão previstas no PAC 2, além de detalhar o modelo de concessão discutido pelo governo para esses trechos.

Segundo Castello Branco, o modelo de concessão que poderá ser adotado nos próximos trechos concluídos da Ferrovia Norte-Sul, Fiol e Fico é o de open access – que permite compartilhar a malha com operadoras diferentes, garantindo o melhor aproveitamento da capacidade da ferrovia. “A ideia é ter um gestor de infraestrutura, assim como na Europa, e a Valec faz a venda da capacidade daquela via. Então se a via tem uma capacidade de 10 ou 15 pares de trens por dia, a Valec fará a venda dessa capacidade”, afirmou.

Ainda segundo o diretor-presidente da estatal, são grandes as chances deste gestor ser uma empreiteira, porque ela já está instalada no local, com estrutura montada, como estaleiro de soldas e fábrica de dormentes. Quando as obras das ferrovias estiverem concluídas, a Valec abrirá concorrência para todos os trechos.

A primeira etapa da Ferrovia Norte-Sul já está em andamento e tem 2.254 km, entre Açailândia (MA) e Estrela D´Oeste (SP). O trecho de 720 km, entre Açailândia e Palmas (TO), já está concluído e sendo operado pela Vale. O trecho de 855 km, entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), está em fase final das obras, com a conclusão prevista para julho de 2013. Já o trecho entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP), que encontrou dificuldade na obtenção das licenças ambientais, está com 25% das obras concluídas, com prazo final para julho de 2014. A segunda fase do projeto de Estrela D’Oeste (SP) até Porto Murtinho (MT), com 970 km de extensão, está em fase de elaboração de edital para contratação do projeto básico. A Ferrovia Norte-Sul ainda tem mais um trecho em processo de aprovação da licença ambiental e elaboração do projeto executivo, que é o trecho Açailândia (MA) a Barcarena (PA), com 480 km de extensão.

Estão em andamento, também, as obras da primeira etapa da Fiol, com 1.022 km entre Barreiras e Ilhéus, no estado da Bahia. Esta primeira fase deve ser concluída em agosto de 2015. Estão em estudos outros 505 km, entre Barreiras e Figueirópolis, no estado do Tocantins, onde se conectará a Ferrovia Norte-Sul. Já a Fico ainda está em fase de licitação dos projetos básico e executivo do primeiro trecho. A ferrovia será implantada pelo Governo Federal em duas etapas. A primeira terá 1.040 km ligando Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT). As obras devem começar neste ano.

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